Aprenda a captar áudio com qualidade

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 15/03/2020
Horário 06:28

Na era das mídias sociais, muita gente tem apostado em vídeos para exibir conteúdo. Uma orientação importante é prestar atenção na qualidade do áudio. De nada adianta se preocupar com a imagem e não se importar com o áudio da captação. A acústica ruim pode acabar com o seu vídeo. A coluna Tecnologia e Inovação deste domingo dará dicas de como melhorar o áudio. Fique atento:

  • Escolha um local sem barulho e reverberações (ecos);
  • Procure gravar em locais com tapetes, cortinas e objetos decorativos que tenham a ver com o assunto pra evitar ecos;
  • Prefira salas menores porque as grandes sem muitos objetos produzem mais ecos;
  • Cuidado com janelas viradas para locais barulhentos;
  • Desligue o ar condicionado para evitar o barulho;
  • Mantenha o microfone mais perto da boca pra evitar os ecos;
  • Invista em um microfone de lapela para smartphones (perto da boca, discreto, pode ser escondido na roupa);
  • Use um app para gravar, pois a captação ficará com melhor qualidade. Veja no seu aparelho as opções disponíveis;
  • E mantenha o celular no modo avião para não interromper da gravação.

 

OUTRO IDIOMA

Aplicativos ajudam nas traduções simultâneas
A importância de saber falar uma outra língua é algo indiscutível nos dias atuais. Mas, a tecnologia também está contribuindo para facilitar a comunicação. Aplicativos fazem tradução simultânea, ou seja, o conteúdo é traduzido para outro idioma de forma instantânea pelos novos apps. Esses aplicativos ainda estão em fase de aprimoramento com ajuda de inteligência artificial para que a interpretação das informações seja mais precisa. Um dos maiores desafios é a diferença estrutural entre os idiomas. Mesmo com muitos desafios, o futuro desse tipo de ferramenta é promissor, e algumas áreas já estão sendo beneficiadas pelas novas tecnologias de tradução simultânea, entre elas, a de turismo. Lembrando que é uma forma de facilitar a comunicação. O aprendizado de novos idiomas continua essencial.

FIBRA ÓPTICA

A fibra supera os cabos
Levantamento da Anatel mostra que a fibra óptica passou a ser a principal tecnologia de conexão de internet fixa no Brasil. Quase 32% dos 32,5 milhões de acessos registrados em janeiro foram por fibra, superando pela primeira vez os cabos metálicos (30,7%). Esses números são resultado da expansão da tecnologia de banda larga em 2019. As gigantes de tecnologia puxaram a alavancagem, mas o avanço de pequenas empresas no mercado de banda larga também contribuiu para esse resultado.

TELEPATIA

Máquinas comandadas por pensamentos
Sim! Estão criando máquinas conduzidas por telepatia. São conexões não invasivas entre o cérebro e a máquina que possibilitam comandos pelo pensamento. No futuro nem será preciso falar para enviar a mensagem para outra pessoa. Bastará pensar! Versões muito básicas desse sistema já estão disponíveis na internet, como um dispositivo que possibilita jogar com o computador usando o pensamento e expressões faciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também