A Argo Participações e a Replan anunciaram a criação da Argoplan, que entra em operação oficialmente a partir de 1º de julho, consolidando-se como a terceira maior administradora de shopping centers do Brasil, com um portfólio de 30 shoppings (23 da Argo e sete da Replan) distribuídos em 22 cidades de nove Estados. O Prudenshopping é um dos shoppings administrados pela Argoplan.
A Argoplan reúne cerca de 5 mil lojas, com movimentação anual próxima de R$ 10 bilhões e 850 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), além de 35 mil vagas de estacionamento. Essa estrutura posiciona a nova empresa à frente da Iguatemi (746 mil m² de ABL) e da Multiplan (940,7 mil m²), ficando atrás apenas da Allos (1,3 milhão m²).
Segundo Leandro Lopes, sócio-diretor da Replan, a fusão vai fortalecer a capacidade de negociação com grandes varejistas e ampliar a capilaridade do grupo. A estratégia de expansão inclui a chegada a 35 shoppings até o fim de 2025, com aquisições por M&A, contratos de gestão e um novo empreendimento greenfield no interior paulista.
A sociedade será dividida igualmente entre Argo e Replan (50% cada). Na liderança, Leandro Lopes responderá por Planejamento, Novos Negócios, Jurídico e Financeiro; Felipe Andrade conduzirá Operações, Comercial, Marketing, Mall e Mídia; e Luana Bomfim ficará à frente de Inteligência, Tecnologia, Pessoas & Cultura. Já Hugo Matheson, sócio-fundador da Argo e veterano com mais de 35 anos de experiência, assume papel executivo e integrará o conselho ao lado de Marcela Bretas e um membro independente. A nova sede fica na Barra da Tijuca (RJ), com filial planejada em São Paulo ainda no ano de 2025
O setor de shoppings vive momento de consolidação, e a Argoplan surge como resposta a essa tendência, com escala, eficiência operacional e atração de parceiros comerciais. Apesar de os juros elevados (Selic a 15%) influenciarem investimentos, o consumo em serviços, alimentação e vestuário continua sólido, apoiando a performance dos shoppings.