Quem não entende, não imagina que pequenos cacos de pedras, azulejos, vidro, louças, porcelanas, entre outros objetos do gênero podem ser transformados em bonitas peças de decoração. Pois é, e a artista plástica Rita de Cassia Rodrigues Maleski, de Rosana, é uma dessas pessoas que transformam esses itens em obras criativas em formato de flores, com um colorido bonito que deixa qualquer ambiente mais agradável e com mais vida, por meio da arte musiva, mais conhecida como arte do mosaico. Segundo ela, há quatro meses vem trabalhando a técnica do mosaico picassiette.
Com uma base de preferência de madeira com composição expressiva e harmoniosa ela tem feito quadros que podem adornar vários lugares. “Tudo que acreditamos não ter utilidade, de repente, pode ter. É legal isso. A base pode ser uma janela antiga. Pode-se usar o MDF também. Tudo que tem uma textura plana pode dar certo. Gosto do rústico da madeira de demolição que contrasta com o chique da porcelana, por exemplo, e fica muito bonito”, expõe Rita.
“Tudo que acreditamos não ter utilidade, de repente, pode ter. É legal isso. Gosto do rústico da madeira de demolição que contrasta com o chique da porcelana, por exemplo, e fica muito bonito”
Rita Maleski
artista plástica
Olhando cada detalhe, os cortes das peças (vasos, canecas, xícaras, etc), a pergunta sobre a dificuldade do processo logo vem em mente. E ela explica que entre preparo, execução e finalização do trabalho podem durar de três dias a uma semana ou até meses. “Depende dos detalhes e complexidade da peça. Surge a ideia, planejo, escolho a base, cores, corto a porcelana ou a louça que é como que mais trabalho, modelo todas as peças do contexto da obra, lixo, colo e finalmente faço os acabamentos. O interessante é dar o efeito 3D. É muito trabalhoso, mas amo o resultado!”,
Simplesmente dom
Depois das telas evidenciando figuras femininas afros, Rita se entrega ao mosaico picassiette. “Amo criar coisas bonitas!”, exclama ela que é farmacêutica bioquímica e advogada atuante. Rita conta que desde criança sempre gostou de desenhar, mas como nela morava na zona rural nunca teve a oportunidade de poder frequentar uma escola de belas artes. Mas, continuou com seus desenhos, até que, há mais de dez anos, começou a pintar suas telas.
Assim como as telas, os mosaicos picassiettes são de tamanhos e desenhos variados. Pelo tempo e as obras primas que ela cria, era para estar ganhando muito dinheiro com isso. No entanto, como o trabalho é feito por prazer, ela diz ter vendido poucas. Tirando uma pequena mostra que fez em um evento, na igreja Nova Jerusalém, em Presidente Prudente, Rita nunca expôs seus trabalhos.
Em suas telas ela de repente revela a natureza, em outro momento a Bíblia. Exatamente isso: a Bíblia. Rita lê textos bíblicos, os imagina e reproduz em desenhos, em telas.