As 4 situações mais difíceis na doença do Alzheimer...

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 29/11/2023
Horário 04:30

Não se desespere! Estas são as quatro situações mais difíceis na doença do Alzheimer... Vamos logo a elas. 

1. Dificuldade de realizar a higiene pessoal
O Alzheimer costuma ser classificado em três estágios: leve, moderado e avançado. De qualquer forma, quando o transtorno está em seu estágio avançado, impacta ações de cuidados pessoais e até mesmo a capacidade de ir ao banheiro.
Realizar higiene oral, como escovar os dentes, lavar o rosto, lavar a regiões geniturinárias constitui as maiores dificuldades nestes doentes.
E como proceder?
Nunca force! Pode ser que só escovar os dentes. Após o café, escove novamente os dentes e lave o rosto. Mais tarde antes do almoço um banho. Comece muitas vezes pelos pés e, aos poucos, até chegar ao pescoço. Se não conseguir lavar a cabeça na manhã, deixe para tarde ou dia seguinte.

2. Problemas para se alimentar
À medida que a doença avança, é comum que os pacientes se esqueçam de comer. Aos poucos, todavia, ela afeta até mesmo a capacidade de desempenhar essa ação.
Como proceder?
Escolha alimentos que sempre comeram. As frutas, os legumes, os grãos, as carnes. Tudo colorido num prato de alumínio ou plástico colorido. Talheres de papelão coloridos. Copos coloridos. Preferencialmente com bastante líquidos para facilitar a digestão. Aos poucos e quantidades aceitáveis.

3. Facilidade para se perder fora de casa
Conforme a doença progride, a demência torna-se evidente. É recorrente entre esses sintomas. A partir do estágio moderado, que haja limitações para andar na rua, como em visita a locais da vizinhança, e surja em seu lugar dificuldade para retornar ao lar.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre algum idoso perdido na rua, certo? 
E como proceder?
Portas, portões e janelas fechadas. Preferencial que seja de alumínio transparente (vidro perigoso se cortarem em crises). Deixar as chaves longe da visão deles. Sempre de preferência por usarem roupas bem coloridas. Camisas, calças, vestidos de cor verde, amarelo, azul, vermelho com desenhos, bolinhas... Evitar as brancas ou pretas em caso de saírem inadvertidamente. Podem ser necessárias pulseiras de plástico ou mesmo papelão resistente e amolecido.

4. Excesso de agitação e agressividade
A demência e a perda de memória são situações bastante duras de se lidar, capazes de afetar a autoestima e o humor dos pacientes com Alzheimer. Síndrome do pôr do sol.
E como proceder?
Janelas abertas até horário deles dormirem. Luzes acesas no corredor e cômodos. Silêncio de rádio, TV ou mesmo celulares. Pessoas chegando do trabalho precisam entender que o silêncio para eles é primordial.
 

Publicidade

Veja também