Publicidade

As faces da fase amarela

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 13/09/2020
Horário 08:00

Presidente Prudente em torno de uma polêmica: o funcionamento de bares e restaurantes no período noturno. Os empresários destes estabelecimentos chegaram a comemorar a mudança de fase, abasteceram seus estoques. O que não durou muito, haja vista que o decreto municipal da maior cidade do oeste paulista não permite a abertura dos estabelecimentos nos seus horários habituais. No entanto, em reunião realizada na tarde de sexta, entre representantes do MPE (Ministério Público Estadual) e a Prefeitura, ficou acordado que bares, restaurantes e similares poderão funcionar até às 22h, a partir de quarta-feira, dia 16, “respeitando o limite de oito horas diárias e outras normas sanitárias”. Conforme o Executivo, o decreto que regulamenta o horário será publicado na terça.

Em Pirapozinho

O Executivo de Pirapozinho, por meio do Decreto Municipal 5.555 de 5 de setembro de 2020, apresenta uma interpretação diferente, permite o funcionamento presencial por 8 horas, compreendidos entre 8h e 23h, contínuos ou não, dando mais liberalidade para manter o atendimento mínimo nos horários em que funcionavam antes da pandemia. O delivery segue liberado. 

Narrativas da pandemia

Desde que nos vimos diante de um novo mundo, por conta da pandemia, assistimos as economias de todos os países afetados pela Covid-19 impactadas. Mas sem dúvida, a situação do Brasil é ainda mais preocupante. A falta de controle do avanço da Covid-19, as desconexões entre medidas governamentais, diferentes interpretações para as mesmas medidas e suas aplicabilidades trouxeram insegurança e descrença entre a população. O último feriado é a uma evidência de que as narrativas desta pandemia ganharam um capítulo à parte. O momento em que a população não mais acredita que estejamos vivenciando ainda uma luta contra um vírus altamente perigoso e que a luta ainda continua.

Arroz a peso de ouro

Na última coluna, falamos do preço da cesta básica que impacta o bolso dos moradores do oeste paulista e de todo o Brasil. Seguimos repercutindo os valores dos alimentos básicos, especialmente o arroz. A dupla que não falta na mesa do brasileiro, arroz e feijão, está pesando na compra do mês. "Quase a peso de ouro, esse arroz. Pacote de cinco quilos, 26 reais", fala indignada a dona de casa, Maria José, num supermercado de Pirapozinho. A explicação para alta do preço deste alimento é a alta do dólar que estimulou a exportação do produto e também, a alta do consumo interno.

Como substituir arroz no prato do morador do oeste paulista?

Batata-doce! É isso mesmo. A batata-doce é uma forte candidata a substituta, fornece o mesmo carboidrato do arroz e tem grande quantidade de fibras. Lembrando que, Pirapozinho, é uma das maiores produtoras do país. Aproveite para trazer este alimento na mesa, para reduzir o consumo do arroz, e também contribuir para geração de emprego e renda na região. Fica a dica!

Cresce o número de máquinas de cartão no Brasil

Segundo as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgadas pelo Banco Central do Brasil, o número de POS e PDV, que são as maquininhas de cartão, subiu de 8,5 milhões em 2018 para 11,2 milhões em 2019. Além disso, são 123 milhões de cartões de crédito ativos e 132 milhões de cartões de débito ativos ao final de 2019. Quem está ganhando mercado na região de Presidente Prudente é a C6 Pay, a máquina de cartão do C6 Bank, o banco digital em grande ascensão no Brasil. Com suas operações aprovadas pelo Banco Central em 2019, desponta no mercado financeiro com uma série de soluções para pessoas físicas e jurídicas, a máquina de cartão é uma delas.

Parabéns Prudente!

Nesta edição, não poderia deixar de parabenizar Presidente Prudente, são 103 anos de história. Minha história está diretamente ligada à evolução desta cidade ao longo dos últimos 21 anos. Esta cidade me acolheu profissionalmente, menina recém-chegada da capital paulista, desbravando a região oeste. Minha gratidão, Prudente! Orgulho do desenvolvimento e da sua gente! Parabéns Prudente!
 

Veja também