As maravilhas turísticas do Pontal do Paranapanema

OPINIÃO - Mauro Bragato

Data 10/05/2023
Horário 04:30

O turismo é um setor importante para o desenvolvimento econômico e social de uma região. O Pontal do Paranapanema tem um grande potencial para o crescimento turístico. Não é à toa que sou um entusiasta da eficiência turística da nossa região.
Presidente Prudente, conhecida como a capital do oeste paulista, é um polo industrial, cultural, universitário e de serviços que atente toda região. Mas, além do desenvolvimento econômico, a região de Prudente também se destaca pelas suas belezas naturais, como o encontro dos rios Paraná e Paranapanema, que forma a tríplice divisa São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, no município de Rosana.
Por falar em Rosana – município localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo, também é um dos municípios que consegui incluir como MIT (Município de Interesse Turístico). A cidade é um dos mais belos destinos do Pontal do Paranapanema, onde a foz Rio Paranapanema se encontra com o rio Paraná. A pesca é uma das culturas mais importantes do município. Suas águas abrigam peixes como o Jaú, o Pintado e o Tucunaré, além do pôr do sol.
Presidente Epitácio recebeu o título de Estância Turística por meio de um projeto de minha autoria. A cidade é reconhecida pelo pôr do sol mais bonito do Brasil. O sol se põe bem atrás da ponte Hélio Serejo, que liga os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nas águas do Rio Paraná. É nessa hora que os pescadores vão atrás dos tucunarés e os moradores aproveitam para caminhar. 
A região possui um grande potencial para o turismo rural, com inúmeras opções de roteiros e atividades que permitem aos visitantes conhecer e desfrutar das belezas naturais e do modo de vida das comunidades rurais da região.
O turismo rural na região é fortemente impulsionado pelo agronegócio, que é uma das principais atividades econômicas da região. Dessa forma, o turismo rural permite aos visitantes conhecer de perto o cotidiano dos agricultores e pecuaristas locais, além de proporcionar uma experiência única de contato com a natureza e a cultura da região.
Entre as opções de turismo rural na região do Pontal do Paranapanema destacam-se atividades como passeios de bicicleta ou a cavalo, visitas a propriedades rurais, pesca esportiva, trilhas em áreas de preservação ambiental e degustação de produtos típicos da região, como queijos, vinhos e cachaças artesanais.
Foi pensando nisso que criei a Lei 17.332/2021 que institui a Ciclorrota Costa Oeste, com o objetivo de estimular o turismo de bicicleta e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas. Essa lei traz benefícios à saúde física e mental da população, ao comerciante regional que passa a contar com potenciais clientes, e é um meio de transporte que não emite gases poluentes.
Além disso, trabalhei junto ao Governo do Estado e na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), para incluir como MIT, as cidades de Panorama, Martinópolis, Pauliceia, Rancharia, Rosana, Santo Expedito e como Estância Turística, as cidades de Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio e Tupã.
Essa classificação por parte da Secretaria Estadual do Turismo é fundamental para repassar recursos especificamente para fomentar o turismo na região. Porém, muitas cidades com tradições turísticas ainda estão fora desse grupo. 
É o caso de Teodoro Sampaio, que conta com o Parque Estadual Morro do Diabo, com grande biodiversidade natural, e festas famosas, como o Festival de Pesca. Já em Mirante do Paranapanema, o calendário de eventos foi renovado para receber turistas, como o carnaval fora de época, rodeios e a Expo Mirante. Euclides da Cunha Paulista tem praias fluviais, turismo rural e de pesca, cachoeiras e boa oferta de hospedagem.
Narandiba, por sua vez, oferece o Circuito das Cachoeiras, que mapeia para o turista as várias quedas d’água no entorno da cidade, e espaço para festividades e rodeios. Pirapozinho oferece ecoturismo, turismo rural, pesca esportiva, aventura e eventos, como a Festa da Mandioca.
Por isso, tenho trabalhado em projetos de leis tramitando na Assembleia Legislativa de São Paulo para classificar como MIT as cidades de Prudente, Narandiba, Osvaldo Cruz, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Iepê, Presidente Venceslau e Lucélia. 
Com o enorme potencial turístico da região, é fundamental fortalecer a parceria entre Estado e municípios para impulsionar ainda mais o setor. Estamos trabalhando arduamente para ampliar os recursos disponíveis para os municípios turísticos e incentivar o desenvolvimento de eventos regionais, como rodeios e festas populares. Além disso, a oferta de novas linhas de crédito turístico será uma importante ferramenta para estimular o crescimento econômico e turístico da região. Juntos, poderemos alcançar um futuro ainda mais promissor para o turismo em nossa região.

Publicidade

Veja também