Asilo permanecerá com suas atividades, diz prefeito

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 17/11/2015
Horário 07:49
 

O Asilo São Vicente de Paula, em Álvares Machado, não será fechado. É o que afirma o prefeito Horácio César Fernandez (PV). O chefe do Executivo esteve ontem no MPE (Ministério Público Estadual) em reunião com o promotor de Justiça Mario Coimbra, no intuito de discutirem alternativas para os problemas financeiros da entidade, e dar sequência aos serviços prestados. "Não vai fechar. Garanto", afirma o prefeito.

De acordo com o promotor, a Prefeitura deverá aumentar seus repasses para a entidade. O valor ainda não está definido, pois será baseado nos dados das despesas da instituição. Ele solicitou à direção um levantamento sobre os gastos mensais da entidade para análise. "O asilo não pode fechar. O prefeito deverá tratar uma solução com a diretoria. Todos estão dispostos a reorganizar a casa", expõe.

A instituição possui uma dívida acumulada de R$ 730 mil e um déficit mensal de R$ 10 mil. Como já noticiado por O Imparcial, a maior dívida é com a Previdência Social, que está deficiente há anos. "Vamos procurar o órgão para negociar a dívida, em um plano de pagamento que não venha comprometer tanto os recursos de manutenção da entidade. Um grande ponto positivo é que a Prefeitura está disposta", observa o promotor.

Ainda nesta semana, entre hoje e quinta-feira, a direção do asilo será chamada para uma reunião no MPE, com as contas em mãos, juntamente com o Executivo machadense e um representante do MPF (Ministério Público Federal), para darem continuidade ao plano de medidas. O prefeito diz que não possui condições de assumir a gestão da entidade, mas está disposto a dar o suporte necessário para resolver a crise que ela tem passado.

Para o diretor-presidente da instituição, Antônio Carlos Novaes da Silva, a novidade é bem-vinda. "Já estamos em um bom caminho", relata. Ele reforça que a dívida previdenciária é o maior problema da entidade, e isso atrapalha de firmar convênios e receber recursos de outras fontes. "Recebemos um ofício do promotor hoje para organizarmos a planilha de despesas, e ela já está pronta. Esperamos que as coisas se ajeitem logo, da melhor forma", expõe o diretor. O asilo atende 16 idosos entre 70 e 90 anos.

 
Publicidade

Veja também