Atividade escolar ajuda a identificar 4 alunos com hipertensão em Teodoro Sampaio

Descoberta se deu após exercício em que estudantes aferiam a pressão em diferentes momentos; eles foram encaminhados para acompanhamento médico

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/04/2021
Horário 15:55
Foto: Cedida
Exercício foi aplicado na Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz
Exercício foi aplicado na Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz

Considerada uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas, a hipertensão é um mal que atinge cerca de 30% da população adulta, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Em crianças e adolescentes, torna-se cada vez mais comum. No Brasil, conforme dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019, mais de 38,1 milhões de pessoas com 18 anos ou mais sofrem de hipertensão. Nas crianças e jovens, o índice varia entre 5% e 8%.

Diante de algo tão perigoso, a escola pode ser um caminho para auxiliar a diagnosticar e a prevenir. A Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz, em Teodoro Sampaio, é um exemplo. O professor de matemática Emílio César Cassiano aplicava uma atividade STEM (acrônimo, em inglês, de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e, durante o exercício, identificou quatro alunos que tinham hipertensão ainda não diagnosticada.

O STEM é uma metodologia ativa que vai além de explicações sobre os órgãos do corpo humano e seu funcionamento. No caso, o professor Emílio César aplicava, em conjunto com outras disciplinas, uma atividade do STEM Brasil, programa de capacitação de professores desenvolvido pela ONG (organização não governamental) Educando by Worldfund.

“A atividade começava com a explicação sobre a pressão arterial e os alimentos que são maléficos. Depois, fizemos uma atividade física na área externa, aferindo a pressão em diferentes momentos. Com os dados, fizemos gráficos e tabelas que permitiram identificar quatro alunos com hipertensão, que foram devidamente encaminhados para acompanhamento médico”, explica o professor.

Pesquisas apontam que, na maioria dos casos, a hipertensão em crianças é hereditária, mas também pode ser atribuída à falta de prática de exercício físico, sedentarismo e maus hábitos alimentares. 

Aprender fazendo

Marcos Paim, diretor do STEM Brasil, explica que, seja à distância (por meio de aulas on-line) ou no formato presencial quando possível, experimentar e aprender com as mãos ajuda a tornar a atividade muito mais marcante e memorável. “Em grande parte, já que estamos falando de saúde, médicos e enfermeiros aprendem fazendo. Por que não dar a mesma oportunidade aos estudantes, possibilitando manipular simulações de coração com equipamentos simples [muitas vezes usando criatividade com mangueirinhas e garrafas PET, cujos exemplos estão disponíveis na internet] e, da mesma forma, com simuladores virtuais?”, questiona.

Paim explica que as atividades STEM permitem, por exemplo, verificar o que acontece quando a alimentação é inadequada ou qual é o impacto do sedentarismo, além de discutir questões envolvendo a genética de cada pessoa e a propensão à doença em função do histórico familiar. Além disso, os estudantes aprendem a verificar o diagnóstico e o tratamento para controlar a hipertensão, que, quando diagnosticada na infância e adolescência, são fundamentais para prevenir complicações no futuro.

O STEM Brasil segue uma metodologia própria e já capacitou mais de 9 mil professores da rede pública de 23 Estados. Um deles foi o professor Emilio Cassiano, que elogiou a capacitação. “Há 30 anos que eu dou aula e falo que o Brasil não forma pessoas que gostam de ciências. E o STEM Brasil vem justamente fazer isso”.

Cuidados com o coração

Atividade física e alimentação equilibrada são alguns dos cuidados que auxiliam a evitar doenças cardiovasculares. Taciana Ziembowicz, especialista em Biologia do STEM Brasil, lembra que um levantamento da OMS mostra que os três principais fatores de risco para ataques cardíacos são obesidade, falta de exercícios e alimentação incorreta.

“Desse modo, para manter o seu sistema cardiovascular saudável, não fume, faça exercícios regularmente, controle sua pressão arterial, consuma alimentos saudáveis, consuma poucos alimentos gordurosos, especialmente os saturados ou gordura trans, mantenha um peso saudável, controle a sua diabetes, limite o consumo de álcool, reduza o estresse e faça acompanhamento regular ao médico”, orienta.

Segundo Taciana, os homens têm mais tendência de desenvolver doenças cardiovasculares, entretanto, as mulheres estão cada ano mais expostas ao risco, pois a gordura na cintura abdominal, o tabagismo, a pressão arterial elevada, o colesterol alterado e o trabalho em três turnos, tanto pela inserção no mercado de trabalho, quanto pelos cuidados da família e da casa, comprometem a qualidade de vida das mulheres.

Publicidade

Veja também