Atletas da Heal Fit disputam o Sul-Americano 2021 da IBJJF

Henrique de Almeida Cabral, 22 anos, categoria faixa marrom adulto super pesado até 100 kg luta amanhã, e Lucas Costa Ribeiro, 29, faixa roxa máster super pesado até 100 kg, no sábado

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 19/08/2021
Horário 08:05
Foto: Cedida
Ambos têm chance de medalhar no campeonato: Lukão (à esq) e Henrique (à dir.) estão com boas expectativas 
Ambos têm chance de medalhar no campeonato: Lukão (à esq) e Henrique (à dir.) estão com boas expectativas 

Dois atletas da Academia Heal-Fit de Presidente Prudente estarão neste fim de semana competindo no Campeonato Sul-Americano 2021 da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation). Um deles, Henrique de Almeida Cabral, 22 anos, categoria faixa marrom adulto super pesado até 100 kg (quilos), que já luta amanhã, só neste ano já conquistou ouro duplo no Mundial de Jiu-Jitsu sem kimono. Em 2019, foi campeão Paulista de Judô. Tem mais de 150 medalhas ao longo dos anos com sete pódios em brasileiros, um pódio em Pan-Americano, quatro em Mundiais e dois em Sul-Americanos. 
“Nesse caso, quero aumentar para quatro o número de medalhas [risos]. Ambos temos boas chances de medalhar nessa competição. É um campeonato internacional e é muito importante para a pontuação do ranking da IBJJF”, menciona o jovem lutador.
O outro, que lutará no sábado, é dentre vários, o campeão Paulista, campeão Open na Argentina e vice-campeão Sul-Americano Regional, Lucas Costa Ribeiro, 29, que disputará na categoria faixa roxa máster super pesado até 100 kg. “Treinei muito para o campeonato. O trabalho foi feito da melhor forma possível, e minha expectativa é que eu consiga sair de lá com a vitória, pois estou indo 100% preparado”, diz Lucas, o Lukão, como é conhecido no meio jiujiteiro.
Lukão pratica a arte do jiu-jitsu há12 anos e diz que sempre foi um fã da arte suave. “Sempre me destaquei muito bem dentro do esporte. Por que do jiu-jitsu? Porque é um esporte que agrega muito na minha vida pessoal, exige disciplina, foco, trabalho duro dentro e fora dos tatames. É o único esporte que pratico. Minha referência hoje é meu sensei Henrique, que está do meu lado sempre acreditando no meu potencial e dando o melhor do conhecimento dele pra mim dentro dos tatames”, exalta.

Uma década de um achado

Henrique conta que começou o jiu-jitsu há dez anos em Primavera e, logo no início, já direcionou seus treinos para as competições. Desde então vem representando a região e a equipe Navarro JJ (hoje em Presidente Prudente com Nilson Nunes Jiu-Jitsu Brasileiro).  “Jiu-jitsu foi um achado, antes eu não me encaixava nas outras atividades. Hoje pratico outras modalidades, como o judô pela Semepp [Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente], além de ter me formado em Educação Física pela Unoeste [Universidade do Oeste Paulista]”, destaca o jovem atleta.
Sobre referências no esporte, Henrique diz não ter e explica que acredita que todos devem explorar todo seu potencial em qualquer ramo. “Tenho pessoas que confio, me ajudam e me direcionam, como o sensei Nilson Nunes no jiu-jitsu e o sensei Paulo Costa no judô, aqui em Prudente. E o sensei Thaisio Feliz e o mestre Hemerson Navarro que estão na Flórida e, mesmo assim, me auxiliam”, ressalta.


 

Publicidade

Veja também