Publicidade

AUDIÊNCIA PÚBLICA

REGIÃO - JOSÉ VICENTE

Data 10/06/2020
Horário 03:39

O presidente da Câmara Municipal de Indiana, Odair Gimenes (PSDB), nos informou sobre a audiência pública, a ser realizada no próximo dia 16, às 19h, com a finalidade de apresentação e discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), para o exercício 2021. A população indianense está convidada a participar deste importante evento, no Plenário do Legislativo.

SORTEIO SERÁ DOMINGO

Muitos moradores de Indiana se apressaram em pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), quitando todo o carnê à vista, atraídos pela promoção da Prefeitura que ofereceu aos contribuintes que pagassem até o dia 7 de maio, o direito de participar do sorteio de um micro-ondas e um televisor 32 polegadas. Inicialmente o sorteio estava previsto para dia 10 de maio, Dia das Mães, mas em virtude da pandemia e para que se evitassem aglomerações, o sorteio foi adiado e deverá finalmente ocorrer no próximo domingo, dia 14, com divulgação pela internet. Assim, a população poderá acompanhar o sorteio via internet e os contemplados procurar a municipalidade para receber os prêmios.

​CAIXA BENEFICIA DEVEDORES

Muitas pessoas de nossa região estão com problemas para saldar seus compromissos no setor de habitação da Caixa Econômica Federal, o que se agravou com a pandemia, deixando uma boa parcela de cidadãos em situação de inadimplência. Mas nos últimos dias, a Caixa vem socorrendo essas pessoas, através de negociações, oferecendo várias alternativas para que o devedor saia do sufoco, sem perder seu imóvel. O programa é denominado "Negociação emergencial - Covid-19".

​INCORPORAÇÃO E PAUSA

Segundo comunicado da Caixa Econômica Federal, para os contratos com atrasos entre 3 e 6 prestações pode haver a incorporação de todas as prestações vencidas mais pausa de quatro prestações a vencer. O devedor volta a pagar somente quatro meses após a confirmação do pedido de negociação Covid-19, que pode ser efetivado através de telefones que a instituição vem divulgando.

CUIDADOS CONTRA COVID-19

Nos últimos dias, com a elevação dos casos de Covid-19 em Indiana, a municipalidade tomou medidas mais duras contra bares e lanchonetes para evitar abusos. Em alguns locais estavam ocorrendo aglomerações, o que contraria as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, no combate à pandemia. Diariamente estão ocorrendo as barreiras nas duas entradas da cidade, com verificação do estado de saúde dos motoristas que chegam. O trabalho é realizado por agentes de saúde e enfermeiras, durante o dia todo, com apoio de autoridades policiais. O uso de máscara é obrigatório. Indiana chegou a 18 casos positivos na última semana.

​CENTRO DE TRIAGEM

As autoridades sanitárias de Indiana montaram nesta semana o Centro de Triagem da Covid-19, no setor de fisioterapia, transferindo todos os trabalhos para outro local do Posto de Saúde. Esse recinto, que era restrito à fisioterapia, passou a atender somente casos suspeitos de Covid, ou pessoas com sintomas gripais. Foram contratadas a médica Carolina Teles, e a enfermeira Priscila Ribeiro, além de destacar uma ambulância especificamente para esse atendimento. O veículo deverá ficar isolado dos demais, para atendimento das 7h às 16h.

​COMÉRCIO DE REGENTE FEIJÓ

Embora a Associação Comercial de Regente Feijó não tenha feito nenhum comunicado oficial, o comércio da cidade vem aos poucos flexibilizando. Uma boa parte dos comerciantes vem abrindo suas portas gradativamente e as vendas ocorrendo, sempre com os cuidados necessários, mantendo o distanciamento e o uso da máscara. Podemos observar que os próprios lojistas tomam a iniciativa de manter esses cuidados orientando seus clientes, para evitar aglomerações, o que é elogiável.

​A FORÇA DO RÁDIO

Sempre gosto de ressaltar o quanto o rádio foi importante na vida da nação. Os grandes acontecimentos que marcaram a história dos brasileiros foram narrados através de emissoras pioneiras, nas vozes de exímios comunicadores. Só para lembrar de alguns fatos, acompanhamos a conquista do primeiro título do Brasil, no futebol, em 1958, e repetiu-se em 1962. A morte trágica de Florisvaldo Leal, bem como o assassinato de John Kennedy, o Milésimo Gol de Pelé (19 de novembro de 1969), morte de Getúlio Vargas (1954) transmitida pelo Repórter Esso, inauguração de Brasília em 1960, ascensão da Prudentina para a divisão especial ao vencer a Ponte Preta, Eder Jofre ao ser campeão, e também ao ser derrotado no Japão pelo japonês Harada, e a inesquecível novela O Direito de Nascer. Foram tantos fatos históricos, que as pessoas tomaram conhecimento pelo rádio, contados com riqueza de detalhes pelos grandes narradores. Importante lembrar que o rádio não morreu, continua sendo o companheiro de muitos brasileiros, em qualquer lugar e em todos os momentos.

Veja também