Aumenta número de casas de produtos naturais em Prudente

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 17/07/2016
Horário 10:39
 

A preocupação com a saúde e o bem estar tem levado as pessoas a buscarem cada dia mais métodos alternativos de alimentação e suplementação alimentar, rica em fibras, proteína, e livre de gordura e açúcar. Ou até mesmo, por falta de orientação. E no fluxo dessa linha saudável, várias casas de produtos naturais têm surgido no mercado prudentino para atender a demanda. Não há registros com números específicos dos estabelecimentos do ramo na cidade, mas a crescente é notória.

A Vida Orgânica, que funciona no Euromarket, é uma das lojas mais recentes, inaugurada em janeiro deste ano. Andressa Gomes Deltrejo Pinheiro é sócia do marido na empreitada. O casal cultiva vegetais orgânicos há quatro anos e fornecia para supermercados e quitandas, até que resolveram abrir uma loja própria e oferecer ainda mais produtos. "Continuamos a abastecer os mercados, mas hoje também temos a nossa loja", comenta Andressa.

Jornal O Imparcial "Todo dia atendo uma pessoa nova", diz Natália, da Mundo Verde

Segundo ela, a iniciativa partiu de processo de conscientização de sua família. "Meu marido trabalha com horta há 13 anos. Mas repensamos na forma como tudo era cultivado e mudamos o meio de cultivar. Foi por consciência. A questão financeira veio por consequência",  relata.

Além de hortaliças, legumes e frutas, o estabelecimento também comercializa açúcar orgânico, produtos sem glúten, e até refrigerante orgânico. "Mesmo sendo mais caro que os produtos de cultivo convencional, com agrotóxicos, as pessoas que nos procuram estão dispostas a aprender mais. Em sete meses, temos muitos clientes fiéis, que compram conosco todas as semanas", relata.

João Lucas Agustinho é outro que aproveitou o fluxo do mercado, e há seis meses deixou sua carreira no setor financeiro de uma empresa para abrir seu próprio negócio, o Cogumelo do Campo. Ele cultiva e comercializa shimeji, além de uma variedade de cogumelo salmão, e já tem planos de produzir shitake para o próximo ano.

"Eu estava com vontade de mudar de vida e aproveitei que tenho uma pequena propriedade rural para fazer isso. Fiz algumas pesquisas e o cogumelo tem ganhado bastante o gosto da população. Ele é nutritivo, gostoso e combina com diversos pratos", explica.

O cogumelo é rico em proteína e tem baixas calorias, além disso, sua forma de cultivo é totalmente sustentável. "O cogumelo também está presente na culinária oriental, uma linha gastronômica com muitos adeptos", destaca.

O Mundo Verde é outra que seu espaço conquistado. Ela existe há pouco mais de três anos. "A cada dia atendo uma pessoa nova. A adesão por alternativas naturais é algo que só tende a crescer", conclui Natália Afonso Cancian, sócia proprietária da loja.

 
Publicidade

Veja também