Aumentam casos de covid-19

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 10/03/2021
Horário 03:31

Nos últimos dias houve um crescimento nos casos de Covid-19 no município de Indiana, o que representa um alerta para a população que deve tomar todos os cuidados para evitar o contágio, através do contato pessoal com pessoas contaminadas. Até ontem já foram registrados 509 casos, sendo que três pessoas continuam internadas, sob tratamento. O sistema de saúde prossegue orientando a população para que siga todo o protocolo de segurança contra a doença. Até o momento chegaram 561 doses de vacinas, que estão sendo aplicadas de acordo com a faixa de idade, ou seja, acima de 74 anos.

Cadastro de estudantes

Os estudantes de Martinópolis têm prazo até dia 17 de março para se cadastrarem no Departamento de Administração, e assim obterem vagas e direito de viajar em ônibus disponibilizados pela municipalidade. Esses veículos estarão à disposição de estudante universitários que precisam se deslocar a outros municípios, para realizarem seus cursos. Esses cursos são em outros municípios como Adamantina, Osvaldo Cruz, Rancharia e Presidente Prudente. Os estudantes devem acessar o site do município e realizar o cadastro, assegurando assim sua vaga.

Alistamento militar

Os jovens que completam 18 anos em 2021 devem ficar atentos para não perderem o prazo de alistamento militar, que vai até dia 30 de junho. O alistamento agora pode ser efetivado pelo seu celular, bastando baixar o aplicativo do exército brasileiro e acessar o site alistamento.eb.mil.br. Muito mais fácil e prático sem necessidade de provocar aglomerações.

Sem atendimento

A Prefeitura de Indiana continua com as portas fechadas, sem atendimento ao público, embora os funcionários estejam realizando suas tarefas internamente. A porta da frente do prédio da municipalidade, além de fechada, mantém uma fita de isolamento, indicando que está proibida a entrada.

Chuvas benéficas

As chuvas dos últimos dias beneficiaram os sitiantes da região de Indiana e Martinópolis, inclusive propiciando o plantio de batata-doce e mandioca. Alguns locais tiveram completa mudança em sua paisagem, passando de invernada cheia de cupins, para plantações. A maior parte da produção de mandioca já tem um direcionamento, para a Farinheira Vô Jorge, que vem funcionando a todo vapor há vários meses. Podemos observar também um outro ponto positivo, que é a contratação de centenas de pessoas trabalhando no plantio desses produtos, embora seja por um curto período.

Estradas prejudicadas

Ao mesmo tempo que as chuvas trazem o benefício não só à agricultura, mas também às pastagens, causam estragos nas estradas de terra, que ficam quase que intransitáveis, prejudicando assim os sitiantes. O poder público deve atender rapidamente, e com eficiência, realizando a recuperação dessas vias de acesso rural, tão importantes para o município. 

Pedágio preocupa

As obras do pedágio na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), altura do km 446, vem tirando o sono de muitos motoristas que já estão bastante preocupados com os valores que serão cobrados. E o que preocupa os motoristas é que as obras estão bem adiantadas, mesmo com as chuvas dos últimos dias. Alguns já pensam nas alternativas naturais, como, por exemplo, a antiga estrada do Bairro Chora Chora, que liga os municípios de Indiana e Martinópolis. Sitiantes já estão prevendo que a velha estrada vai ganhar um grande movimento de veículos, que com certeza vão fugir do pedágio.

Simpatizantes eufóricos

Os simpatizantes do ex-presidente Lula, em Indiana, mostraram a cara, a partir do momento em que a notícia foi divulgada, muitos deles saíram às ruas comemorando, como se fosse a vitória de seu time predileto. Alguns já declarando seu voto, e sua admiração por Luiz Inácio Lula da Silva, após sua absolvição.

Incêndio destroe residência

Um incêndio destruiu completamente uma moradia de tijolos em Indiana, mas, felizmente, os moradores, um casal e duas crianças, saíram a tempo, sem nenhuma lesão. Uma equipe do Corpo de Bombeiros compareceu ao local, apagando as chamas, que poderiam ameaçar outras residências, inclusive uma borracharia ao lado. A casa estava localizada à Rua Fernando Costa, altura do número 180, região central da cidade, e, provavelmente, um curto-circuito teria provocado o incêndio, por ser uma casa muito antiga e com a fiação já bastante precária. O casal perdeu tudo, móveis e demais utensílios.

Em tempo

"A força que vem de dentro é sempre maior que a força da tempestade".

Publicidade

Veja também