Auxiliar de enfermagem é a 1ª a ser vacinada em Prudente

Odete Rosa de Souza, 61 anos, disse estar honrada com o fato de ter sido a escolhida; ao todo, 14 profissionais da saúde foram imunizados ontem

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 21/01/2021
Horário 18:55
Foto: Roberto Mancuzo
Dona Odete foi a primeira pessoa a ser vacinada em Prudente
Dona Odete foi a primeira pessoa a ser vacinada em Prudente

Dona Odete Rosa de Souza, 61 anos, auxiliar de enfermagem da rede municipal de saúde, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente. O semblante de felicidade e gratidão, que não ficou escondido mesmo com o uso da máscara, resumia o sentimento da mulher que há seis meses perdeu a mãe para a Covid-19, conhece de perto os efeitos da doença nas famílias e sabe da importância que tem a imunização que, oficialmente, começou em Prudente. “Me sinto honrada por ter sido escolhida e agradeço a Deus por ter a oportunidade de ser imunizada”. 
Dona Odete elevou o astral no Centro Municipal de Triagem da Covid-19, local onde ocorreu o início da vacinação na tarde de ontem, desde que chegou à unidade. Pertencente ao grupo de risco, a auxiliar de enfermagem é paciente renal crônica e hipertensa, mas, mesmo assim, manteve o trabalho durante toda a pandemia. “Tem sido muito difícil desde o início, mas não podemos desanimar. É preciso fé, coragem e, agora com a vacina, manter os cuidados com o distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e demais recomendações. Precisamos pensar em todos”. 
Em julho de 2020, ela perdeu a mãe para a Covid-19, mas ainda assim não se deixou abalar e optou por continuar prestando o serviço à população prudentina. E ontem veio o resultado do esforço e da dedicação: ela foi a primeira vacinada na maior cidade da região. “Rezo para que todos tenham a oportunidade de se imunizar. Sei que vai chegar a vez de todos os grupos, só precisamos ter esperança”. 

Em julho de 2020, Odete perdeu a mãe para a Covid-19, mas ainda assim não se deixou abalar e optou por continuar prestando o serviço à população prudentina

"O melhor dia da minha vida"

Foi assim que descreveu a data de ontem a servidora da saúde municipal, que trabalha no Centro de Triagem, Rosa Maria Maciel da Silva, 40 anos. Ela foi uma das 14 pessoas que receberam a imunização ontem, e lembrou estar “sonhando acordada”. “É uma sensação inexplicável. Esperamos tanto por esse dia, é como se fosse a sensação de estar sendo curada”. 
Rosa contou à reportagem que, mais do que nunca, é preciso levar um alerta à população: “a vacina vem para somar, mas a responsabilidade continua sendo nossa”. E, de fato, sempre foi.

Fotos: Roberto Mancuzo 

auxiliar de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra covid-19 em presidente prudente
“Me sinto honrada por ter sido escolhida”, alegra-se dona Odete

tem início vacinação contra covid-19 em presidente prudente
Ao todo, 14 pessoas foram imunizadas no início da campanha ontem

tem início vacinação contra covid-19 em presidente prudente
Rosa diz que ontem foi “o melhor dia da vida dela”

SAIBA MAIS

Presidente Prudente recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid

Prudente recebe 4,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Publicidade

Veja também