Dona Odete Rosa de Souza, 61 anos, auxiliar de enfermagem da rede municipal de saúde, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente. O semblante de felicidade e gratidão, que não ficou escondido mesmo com o uso da máscara, resumia o sentimento da mulher que há seis meses perdeu a mãe para a Covid-19, conhece de perto os efeitos da doença nas famílias e sabe da importância que tem a imunização que, oficialmente, começou em Prudente. “Me sinto honrada por ter sido escolhida e agradeço a Deus por ter a oportunidade de ser imunizada”.
Dona Odete elevou o astral no Centro Municipal de Triagem da Covid-19, local onde ocorreu o início da vacinação na tarde de ontem, desde que chegou à unidade. Pertencente ao grupo de risco, a auxiliar de enfermagem é paciente renal crônica e hipertensa, mas, mesmo assim, manteve o trabalho durante toda a pandemia. “Tem sido muito difícil desde o início, mas não podemos desanimar. É preciso fé, coragem e, agora com a vacina, manter os cuidados com o distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e demais recomendações. Precisamos pensar em todos”.
Em julho de 2020, ela perdeu a mãe para a Covid-19, mas ainda assim não se deixou abalar e optou por continuar prestando o serviço à população prudentina. E ontem veio o resultado do esforço e da dedicação: ela foi a primeira vacinada na maior cidade da região. “Rezo para que todos tenham a oportunidade de se imunizar. Sei que vai chegar a vez de todos os grupos, só precisamos ter esperança”.
Em julho de 2020, Odete perdeu a mãe para a Covid-19, mas ainda assim não se deixou abalar e optou por continuar prestando o serviço à população prudentina
Foi assim que descreveu a data de ontem a servidora da saúde municipal, que trabalha no Centro de Triagem, Rosa Maria Maciel da Silva, 40 anos. Ela foi uma das 14 pessoas que receberam a imunização ontem, e lembrou estar “sonhando acordada”. “É uma sensação inexplicável. Esperamos tanto por esse dia, é como se fosse a sensação de estar sendo curada”.
Rosa contou à reportagem que, mais do que nunca, é preciso levar um alerta à população: “a vacina vem para somar, mas a responsabilidade continua sendo nossa”. E, de fato, sempre foi.
Fotos: Roberto Mancuzo
“Me sinto honrada por ter sido escolhida”, alegra-se dona Odete
Ao todo, 14 pessoas foram imunizadas no início da campanha ontem
Rosa diz que ontem foi “o melhor dia da vida dela”
SAIBA MAIS
Presidente Prudente recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid