Avenida ganha nome do primeiro bispo da Diocese de Prudente

Via que interliga Humberto Salvador e João Domingos Netto será chamada de Dom Antônio Agostinho Marochi, religioso que serviu ao cargo de 1976 a 2002

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2025
Horário 18:38
Foto: Diocese de Prudente
Dom Antônio Agostinho Marochi foi primeiro bispo da Diocese de Prudente
Dom Antônio Agostinho Marochi foi primeiro bispo da Diocese de Prudente

Foi sancionada no final de agosto a lei nº 11.681/2025, que dá o nome de Avenida Bispo Dom Antônio Agostinho Marochi à via que interliga os conjuntos habitacionais Jardim Humberto Salvador e João Domingos Netto, em Presidente Prudente.

De autoria do poder Executivo, a lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos). Com isso, a avenida de código 46.823 passa a integrar a lei nº 5.001/1997, que reúne a denominação oficial de logradouros da cidade.

No dia 26 de agosto, o prefeito foi à Cúria Diocesana, durante a reunião geral do clero, para anunciar a lei homenageando Dom Agostinho.

Primeiro bispo

Dom Antônio Agostinho Marochi foi o primeiro bispo da Diocese de Prudente, servindo de 1976 a 2002, período em que, segundo a diocese, "marcou a vida religiosa e social da região com sua dedicação pastoral e ações em favor da comunidade". "A homenagem reconhece sua importância histórica e espiritual para a cidade e para toda a diocese", destaca. Ele faleceu em 28 de janeiro de 2018.

"Durante 27 anos, Dom Agostinho dedicou-se com generosidade à missão evangelizadora, pastoral e administrativa, com destaque especial ao incentivo vocacional, ao cuidado com o seminário, à formação dos leigos e à implantação de diversas pastorais e serviços, como a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática Católica e as capelinhas de Nossa Senhora", afirma Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Prudente.

No dia 28 de agosto deste ano, a diocese recordou o centenário de nascimento de Dom Antônio Agostinho Marochi.

"Por todo o bem realizado para o crescimento do reino de Deus em nosso meio, expressamos nossa sincera gratidão e pedimos ao Senhor que o recompense com a coroa da vida eterna, reservada aos fiéis operários de sua vinha", completa.

A lei já entrou em vigor e, em breve, a nova avenida deverá receber a devida sinalização oficial e até um monumento em sua homenagem.

Foto: Reprodução - Avenida em questão conecta os bairros Humberto Salvador e João Domingos Netto

Publicidade

Veja também