Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista começa nesta quarta e deve receber 4 mil estudantes

Programação gratuita e aberta ao público, sem necessidade de agendamento, traz minicursos, oficinas e mostra científica, com apresentação de mais de 292 projetos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2025
Horário 17:12
Foto: Arquivo/Secom
Feira visa divulgar produção científica das instituições de ensino e despertar interesse pela ciência
Feira visa divulgar produção científica das instituições de ensino e despertar interesse pela ciência

O IBC Centro de Eventos recebe nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 17h, a 4ª FCTOP (Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista), evento que tem como objetivo divulgar a produção científica das instituições de ensino do oeste paulista e aproximar o saber científico-tecnológico da população.

Na programação, estão dezenas de atividades gratuitas, como bate-papos, minicursos, oficinas, exposições com abordagens práticas e mostra científica, com avaliação de projetos de pré-iniciação científica de estudantes de escolas das redes pública e particular dos ensinos fundamental, médio e técnico.

De acordo com a representante da comissão organizadora da 4ª FCTOP, professora Tayná Aparecida Ferreira Gouveia, da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), “a proposta resulta na colaboração entre as instituições participantes a fim de proporcionar integração técnico-científica e formação e informação de qualidade, gerando discussões e o despertar do interesse pela ciência”.

Ainda segundo a professora, a expectativa é reunir em todas as atividades aproximadamente 4 mil estudantes, com a apresentação de mais de 200 projetos, o que vai fortalecer a interdisciplinaridade e estimular o pensamento crítico. “Com o evento, espera-se divulgar os cursos disponíveis nas instituições, disseminando as carreiras científicas, juntamente com uma visão ampla sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, pondera.

Mostra Científica

A 4ª FCTOP tem como tema central “Planeta Água: como nossas ações moldam o futuro”, alinhado à temática da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para os interessados em visitar a feira, a entrada é gratuita e sem necessidade de agendamento. Haverá atividades para todas as idades. Aproximadamente 1,2 mil estudantes e 500 professores se inscreveram para participar da Mostra Científica. Foram selecionados 292 projetos de pré-iniciação científica inscritos em cinco categorias: mirim, júnior, master, técnico e IC-ensino médio.

Os projetos foram desenvolvidos em 42 escolas das redes pública e particular de ensino de 19 cidades de dois Estados brasileiros (São Paulo e Mato Grosso do Sul). Eles vão disputar premiações de 1º, 2º e 3º lugares em 30 categorias. No total, serão distribuídos 90 troféus e 450 medalhas.

A área de Ciências da Natureza foi a que teve mais inscritos: 167 projetos. Em seguida, Ciências Humanas e Sociais, com 51 trabalhos. Desafios Matemáticos teve 40 inscrições e Linguagens, 34 projetos submetidos.

Para avaliar esses projetos, que serão apresentados durante a FCTOP, mais de 200 avaliadores estão cadastrados no Comitê Científico, que tem representantes de 11 instituições de ensino.

Em virtude do número de inscritos, as apresentações na Mostra Científica serão divididas nos dois dias da feira: nesta quarta, serão apresentados os projetos nas categorias master e mirim e, nesta quinta, as categorias júnior, técnico e IC-ensino médio.

A programação completa está disponível no site oficial da 4ª Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista, no link fctoestepaulista.com.br.

Instituições parceiras

São parceiras do evento a Prefeitura de Prudente, Fundação Inova, FCT/Unesp, FCAT/Unesp (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas) de Dracena, FEC/Unesp (Faculdade de Engenharia e Ciências) de Rosana, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Uniprudente (Centro Universitário de Presidente Prudente), Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, Etec (Escola Técnica Estadual) Doutor Antônio Eufrásio de Toledo (Colégio Agrícola de Prudente), Etec Professora Carmelina Barbosa de Dracena, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o governo do Estado de São Paulo, por meio das Diretorias de Ensino de Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente e Santo Anastácio.

Publicidade

Veja também