Avião enfrenta 'windshear' ao decolar do aeroporto de Prudente; veja vídeo

Aeronave da Voepass passou por turbulência ocasionada por mudança brusca de direção e velocidade do vento; episódio ocorreu nesta quinta

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 15/10/2021
Horário 16:56
Foto: Reprodução
Fenômeno atmosférico que desestabilizou o avião é chamado de windshear
Fenômeno atmosférico que desestabilizou o avião é chamado de windshear

Uma aeronave modelo ATR-72 da companhia aérea Voepass passou por uma turbulência logo após a decolagem do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente com destino ao GRU (Aeroporto Internacional de Guarulhos), na região metropolitana de São Paulo, na manhã desta quinta-feira.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o fenômeno atmosférico que desestabilizou o avião é chamado de windshear ou, em português, tesoura de vento, que, em baixas altitudes, resulta na mudança brusca de direção e velocidade do vento em uma curta distância, resultando em efeitos cortantes ou descendentes. 

A cena foi registrada pelo agente de aeroporto, Lucas Franco, por volta das 5h35 da manhã. “Foi um momento bem tenso. Do tempo que trabalho na aviação, foi a primeira vez que vi um evento desse aqui em Prudente”, relata o agente. 

Procurada, a Voepass enviou a seguinte nota, reproduzida na íntegra:

"A Voepass Linhas Aéreas informa que na manhã da última quinta-feira, dia 14 de outubro, o voo 2267, procedente de Presidente Prudente para Guarulhos, passou após a sua decolagem pela influência de uma possível 'windshear', fenômeno atmosférico também conhecido como 'tesoura de vento'. O voo seguiu em segurança para seu destino."

Veja o vídeo do momento da decolagem:

Publicidade

Veja também