Badminton ganha mais um espaço em Prudente para difusão da modalidade

Esporte passa a ser ministrado para crianças a partir dos 8 anos e adultos, por dois professores, para associados do Tênis Clube, às segundas e quartas-feiras

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 23/02/2024
Horário 07:40
Foto: Oslaine Silva
Modalidade esportiva promove saúde, lazer e socialização aos praticantes
Modalidade esportiva promove saúde, lazer e socialização aos praticantes

Com o objetivo de fomentar e difundir mais a prática esportiva, proporcionar saúde física, além de integração e socialização, dois educadores físicos que atuam no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) passaram a ministrar aulas de badminton aos associados do clube desde o início do mês. E neste domingo, darão uma aula demonstrativa no “Bom Dia, Tênis Clube”, evento voltado aos sócios. São eles: Carlos Danilo Pereira, 35 anos, tem Licenciatura e Bacharelado Educação Física, pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); e o ex-atleta da modalidade, Rafael Felipe de Lima Fonseca, 22 anos.

Carlos Danilo já representou, inclusive, a arbitragem da cidade nos Jogos Regionais de Marília (SP) e Botucatu (SP). E Rafael, nos Jogos Abertos de São Sebastião (SP). 
“Ofertar essa modalidade aos associados é importante exatamente porque o badminton não é apenas um esporte, mas também um agente de saúde, pois é um jogo muito rápido que requer um trabalho de condicionamento físico bom”, ressalta Carlos Danilo.

Rafael Felipe ressalta que é importante essa difusão do esporte na região para formadores, professores e adeptos da modalidade. “Em Prudente existem dois polos de badminton, seremos o terceiro a ofertar essa modalidade, que não é muito difundida. Não é um esporte muito convencional, por isso poucos a conhecem.  Então, acredito que pelo Tênis Clube ter uma tradição, um nome forte, pode ajudar a fomentar, entregar, e de repente até formar, ser uma base de atletas”, acredita o ex-atleta.

Curiosidades do badminton

Os professores explicam que o badminton é um jogo de três games de 21 pontos. Quem faz dois, ganha. Se por acaso os jogadores cheguem em 20 a 20, vai a 22, e ganha quem fizer os dois pontos seguintes, ou seja, 21 e 22. E assim por diante se continuar empatando, até quem marcar 30. “Por exemplo, se fica 29 a 29, quem marcar 30, leva o jogo”, explica Rafael Felipe. 

O badminton pode ser jogado tanto simples masculina, quanto simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e mista.

“OFERTAR ESSA MODALIDADE AOS ASSOCIADOS É IMPORTANTE EXATAMENTE PORQUE O BADMINTON NÃO É APENAS UM ESPORTE, MAS TAMBÉM UM AGENTE DE SAÚDE, POIS É UM JOGO MUITO RÁPIDO QUE REQUER UM TRABALHO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO BOM”
Carlos Danilo

“É um esporte de raquete com peteca ao invés de bolinha, o que não é muito visto nos esportes. Profissionalmente, uma peteca de pena de ganso. E tem que ser jogado em lugares fechados e tem uma rede que divide um jogador [dupla] de cada lado de 1,55 m [metros] de altura, não é tão alta nem tão baixa”, explica Rafael Felipe.

Esporte que requer energia

Carlos Danilo explana que além de ser um esporte rápido, o badminton também trabalha a parte cognitiva pois a peteca é muito rápida, o que torna o jogo de raquete um dos mais rápidos que existe trabalhando também a coordenação motora.  “Ou seja, trabalha o atleta num todo. Além da socialização que acontece. Então, acredito que seja um esporte que contribui muito para a saúde. Pra quem não gosta de frequentar academia, de esporte mais estático o badminton é uma ótima opção por ser um esporte bastante aeróbico que vai exigir muita energia do corpo”, acentua ele, garantindo que o praticante vai sair com a camisa suada no pós-jogo.

“Porque é um esporte que você tem que entregar bastante de si. É uma modalidade que para nós da região de Prudente não é tão nova, porém são poucos lugares que a ofertam”, concordam os dois professores.

Retorno

A gerente de esportes, Miria Santos, expõe que a introdução tanto do judô quanto do badminton, agregam ao clube, pois são mais opções de atividades esportivas aos sócios, aumentando a variedade de programas e atraindo um público mais diversificado. “Além disso, podem atrair novos membros interessados nessas modalidades específicas, expandindo a base de associados do clube”, destaca Miria.

Segundo ela, colocar à disposição ambas modalidades traz benefícios tanto para a prática esportiva em si, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências, quanto para o bem-estar e qualidade de vida dos associados. 

“A prática esportiva é uma forma de promover a saúde física e mental, além de momentos de lazer e socialização. Oferecer mais opções de esporte ajuda a garantir que os associados tenham diversas oportunidades de se manter ativos e saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, acentua a gerente de esportes.

SAIBA MAIS
As aulas no Tênis Clube são às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 para o público infantil, a partir dos 8 até 14 anos. E às quartas-feiras, no mesmo horário para o público adulto. O clube oferece todo o material utilizado na atividade. O valor da mensalidade é de R$ 50. A primeira aula é gratuita.

Fotos: Oslaine Silva

Professores e alunos da turma infantil em uma das aulas no clube


Os professores de badminton, Carlos Danilo (à esq.) e Rafael Felipe

Publicidade

Veja também