Tendo em vista que o cadastramento de usuários no sistema de pagamentos e transferências bancárias do BC (Banco Central), Pix, tem início no dia 5, os bancos já começaram o processo de informação aos seus clientes, de modo a apresentar a praticidade e a facilidade da nova plataforma.
De antemão, todos as instituições financeiras consultadas ( Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú), garantem que o Pix irá agregar em diversos âmbitos na melhora da prestação de seus serviços. O diretor executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Gonçalves de Oliveira, destaca as opções tecnológicas do sistema, como a efetuação de pagamentos por QR Code, e a ausência de tarifação para pessoa física e tarifa abaixo do TED (Transferência Eletrônica Financeira) e DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoa jurídica.
O Itaú, por sua vez, elenca os aspectos positivos da plataforma que potencializarão os serviços da instituição: simplicidade, agilidade, conveniência e segurança. Seguindo a mesma linha, o Banco do Brasil ressalta que o Pix vai “melhorar ainda mais a experiência dos clientes com o Banco”.
Seja através de campanhas informativas ou até pré-cadastramentos, a realidade é que todos os bancos – demonstrando afinidade com o novo sistema – já estão preparando os usuários para a forma mais moderna e tecnológica de lidar com o dinheiro.
Desde o final de agosto, o Santander tem veiculado uma campanha publicitária para apresentar o SX, solução financeira que utiliza o Pix. "Percebemos que o PIX pode ser também uma poderosa ferramenta de bancarização da população e de fidelização dos nossos clientes. Por isso, decidimos oferecer benefícios a quem decidir utilizar a ferramenta para movimentar recursos conosco, e assim nasceu o SX", afirma Marcelo Labuto, diretor do segmento Pessoa Física do Santander Brasil.
O Itaú segue a mesma linha. Afirma que iniciou uma série de comunicações dirigidas aos leitores, para que eles entendam a novidade. Fora lançado no site do Itaú, inclusive, um página (www.itau.com.br/pix), onde informações são depositadas conforme as novidades.
O Banco do Brasil também frisa estar realizando campanha junto aos clientes por meio dos seus canais de comunicação proprietárias e em redes sociais. “A abordagem tem como objetivo apresentar a solução e seus benefícios, bem como estimular a atualização do cadastro do cliente. Neste momento, os clientes do Banco já podem, por meio do aplicativo, do ‘Internet Banking’ e do ‘BB Digital PJ’, manifestar sua intenção de uso da chave Pix. E a partir de 5 de outubro, quando inicia o cadastramento, conforme previsto no calendário do Banco Central, poderão confirmar essa opção”, declara.
Também a cooperativa Sicredi iniciou o trabalho de pré-cadastro, visando que os clientes já estejam habilitados a realizar transações financeiras com o Pix a partir de 16 de novembro, data de início da operação do sistema.
O Bradesco divulgou sua posição sobre a nova plataforma do BC em nota: “O banco entende que o Pix será mais um meio de pagamento relevante para o sistema financeiro, disponibilizando aos clientes, pessoas físicas e jurídicas, uma opção de transação ágil e segura nos principais canais do Banco”, pontua.
“[O Pix vai] melhorar ainda mais a experiência dos clientes com o Banco”
Banco do Brasil