Beisebol da Acae possui "centenário" de histórias

História do beisebol em Prudente começou na década de 1920, visando valorizar o esporte, educação e cultura

Esportes - PAULO TAROCO

Data 14/09/2017
Horário 15:05

A já quase centenária Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), de Presidente Prudente, possui sem dúvida muitas histórias a serem contadas, obtidas no decorrer do centenário prudentino. Entre essas muitas histórias, está uma modalidade esportiva que se tornou uma das marcas registradas da instituição, o beisebol. A associação foi fundada no ano de 1929, mas, antes disso, desde o início da década de 1920, imigrantes de cerca de 3700 famílias da região, que vieram desbravar as lavouras da Alta Sorocabana, se reuniam para praticar o beisebol, com o intuito de terem um momento de interação e recreação. Diante disso, o primeiro campo de beisebol para os praticantes da região foi conquistado por meio de uma iniciativa de Kametaro Morishita e Shossoku Umino.

A primeira conquista nacional viria no ano de 1971, repetida no ano de 1972, com o bicampeonato na categoria infantil, até 14 anos, com a equipe treinada por Goro Shiraishi. A primeira conquista na categoria adulta foi no ano de 1975, com a equipe treinada por Pedro Iwao Akiyama e Iostodeni Nii. A partir daí, foram mais nove títulos na categoria. Além dos títulos na categoria adulta, a dupla de treinadores também foi responsável pela conquista de 10 títulos com a categoria juvenil.

Atualmente, os representantes desta geração de ouro do beisebol da Acae participam dos eventos voltados para a categoria acima de 50 e 55 anos de idade, onde conquistaram um título e um vice-campeonato nos últimos três anos.

Cerca de 60 atletas compõe hoje as categorias de base do beisebol da Acae, coordenada por Eliana Handa e Tiemi Saito, e dirigida por Lucas Saito e Suzy Yamane, na categoria t-bol, Paulo Yamane, na categoria infantil e Roberto Saito e Mário Kaneki no pré-júnior, que trabalham aspectos esportivos e sociais no desenvolvimento e formação dos jovens atletas.

Entre os destaques revelados pela Acae, está o atleta Rodrigo Takahashi, Bo, atualmente arremessador da equipe Visalia Rawhde News, dos Estados Unidos.

Publicidade

Veja também