Biblioteca Municipal recebe exposição alusiva ao folclore

Mostra convida todos para uma viagem às raízes da cultura brasileira com diversas atividades que integram a história do país

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2023
Horário 21:19
Foto: Cedida
Todos os dias são atendidas de 25 a 30 crianças, sob o agendamento escolar, além de adultos
Todos os dias são atendidas de 25 a 30 crianças, sob o agendamento escolar, além de adultos

Com personagens marcantes e lendas que embalaram a infância de muitas crianças, em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro, celebrado hoje, dia 22 de agosto, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente organizou uma exposição especial para a data.

A exposição convida todos para uma viagem às raízes da cultura brasileira, com contação de histórias, fantoches, músicas, brincadeiras e jogos sobre as figuras que valorizam e integram a história do país, como o Saci Pererê, a Iara, o Boto, Mula Sem Cabeça, o Curupira, e muitos outros.

Todos os dias são atendidas de 25 a 30 crianças, sob o agendamento escolar, além de adultos. Caso deseje visitar, basta entrar em contato com a Biblioteca Municipal Infantil da Secult, localizada no Centro Cultural Matarazzo, pelo número (18) 3226-3399 para mais informações.

Mais sobre a data

A data de 22 de agosto foi definida, por lei, como Dia Nacional do Folclore em 1965. O objetivo é valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Em todo o país, são lembradas lendas e histórias, assim como, de garantir a preservação do patrimônio folclórico do Brasil.

O folclore é um conjunto de práticas e saberes que é transmitido de geração para geração. Essa definição se derivou do termo original folklore, que une os radicais folk, que significa “povo”, e lore, que significa “instrução”, “aprendizado”, “sabedoria”. Quem criou esse termo foi o arqueólogo William John Thoms, quando enviou uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846, na qual sugeria que todo o conjunto de tradições ou antiguidades populares poderia ser definido pela palavra folklore.

Os estudos sobre folclore têm como objeto: festas, comidas típicas, lendas, contos e cantos populares, além das diversas superstições e crendices associadas a esse conjunto.


 

Publicidade

Veja também