Bicampeão paulista e sul-americano em Prudente, Vendra deixa legado no basquete nacional 

Treinador mais vitorioso da Liga de Basquete Feminino, Antonio Carlos Vendramini foi referência tática na modalidade, marcou época na Prudentina e em equipes do basquetebol brasileiro 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 31/07/2025
Horário 19:31
Foto: Reprodução/Instagram/@lbf.oficial
Antonio Carlos Vendramini é o maior vencedor da LBF, levantou 3 troféus do nacional com o Corinthians/Americana e um com o Campinas
Antonio Carlos Vendramini é o maior vencedor da LBF, levantou 3 troféus do nacional com o Corinthians/Americana e um com o Campinas

Morreu nesta quinta-feira, em Campinas (SP), o treinador Antonio Carlos Vendramini. Um dos maiores responsáveis pela evolução tática do basquete feminino no Brasil, Vendra estava com 74 anos e faleceu em decorrência das complicações causadas por um tumor. Ele ocupava a função de gestor da Unimed Campinas na LBF (Liga de Basquete Feminino). 

Antonio Carlos Vendramini é o maior vencedor da LBF, com quatro títulos. Ele levantou três troféus do nacional (2014, 2015 e 2017) com o Corinthians/Americana e um com o Campinas (2018). Na década de 80, escreveu sua história em Presidente Prudente ao comandar a equipe feminina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) nos bicampeonatos paulista (1982 e 1983) e sul-americano (1983 e 1984) e também no vice-campeonato mundial (1984), na China. 

Em fala encaminhada ao O Imparcial, a ex-jogadora Maria Cristina Madeiral, a Tute, atual titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), relatou que recebeu com muita tristeza a morte de Antonio Carlos Vendramini e descreveu-o como o maior técnico da história do basquetebol feminino. Além do período de convívio na época de Prudentina, Tute foi treinada por Vendra na equipe do Coroados Tênis Clube, de Presidente Venceslau, nos anos de 1985 e 1986, e no Clube Atlético Minercal, de Sorocaba, em 1987:

“Foram três equipes que estive presente com ele muito intensamente. Vendra foi o maior técnico da parte tática e técnica que alguma equipe do basquetebol feminino no Brasil poderia ter tido. O Vendramini tinha no banco saídas e soluções para cada jogo. Ele era muito técnico na maneira de conduzir a equipe. A gente aprendeu muito com ele na nossa convivência. Posso dizer que a pessoa que sou hoje, a partir dos ensinamentos que ele me trouxe, eu trago para a minha vida profissional. O Vendra sabia exigir de nós nos treinos, mas era brincalhão e, extra quadra, sempre estava ao nosso lado com palavras amigas. Nós nos distanciamos por um período e ele seguiu a carreira dele. Estava fazendo um excelente trabalho em Campinas e a gente deseja aos familiares os nossos sentimentos. Sabemos dessa tristeza, mas que ele esteja ao lado do Pai, faça uma travessia de luz e descanse. Lamento muito a perda do Vendra. O basquete brasileiro perde um grande treinador: Antonio Carlos Vendramini. Descanse em paz, meu querido”, lamentou Tute. 

Atualmente, além de consultor técnico da equipe campineira, Vendramini também era conselheiro administrativo da LBF. “Vendra é um ícone do basquete. Dono de uma trajetória brilhante e vencedora e um exemplo de técnico, de profissional, de amigo e pai. Sentiremos muito a sua falta em nosso Conselho, com posicionamentos e palavras sábias que muito contribuíram para a Liga de Basquete Feminino. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua figura será eterna”, disse Valter Ferreira, presidente da LBF.


 

Publicidade

Veja também