Biólogo promove passeio virtual pela natureza

Pablo Edini Damião fotografa insetos e animais nativos da região de Prudente

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/09/2020
Horário 04:00
Pablo Edini Damião - “Soldadinho” foi encontrado na Represa Laranja Doce
Pablo Edini Damião - “Soldadinho” foi encontrado na Represa Laranja Doce

Há pouco mais de um ano, o biólogo Pablo Edini Damião dedica seu tempo para fotografar detalhes da fauna e da flora que, por muitas vezes, passam despercebidos aos olhos. Com a câmera nas mãos, visita diversas cidades da região em busca de insetos, animais nativos e paisagens que tragam a beleza para suas lentes. Os registros compõem o acervo fotográfico que é divulgado nas redes sociais, o que promove um passeio virtual aos amantes da natureza.
Indiana, Martinópolis, Rancharia, Teodoro Sampaio e Presidente Prudente estão entre as cidades que visita com mais frequência para dar vida ao trabalho. Em locais como o Parque Estadual do Morro do Diabo, Parque Ecológico Cidade da Criança e o campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), instituição onde se formou, encontrou diversas espécies, algumas, até mesmo consideradas de aparições raras na região. 
“Sempre fui apaixonado pela natureza”, afirma. “Quando ganhei a câmera, tomei liberdade para registrar a visão que tenho para o mundo, mostrar a beleza que ele sempre teve que, muitas vezes, só é possível capturar nos detalhes”, afirma o biólogo de 21 anos, que mora em Martinópolis. “Meu descanso não é ficar deitado em casa, mas, estar em contato com a natureza, fazer trilhas e sair por aí fotografando”, salienta. 

Espécies da região

Dentre os animais nativos, a ave “soldadinho” - Antilophia galeata, está entre aquelas que Pablo considera especiais. O animal foi encontrado na Represa Laranja Doce, em Martinópolis. “É uma espécie que dificilmente fica parada, mas quando se aproxima provoca uma conexão muito boa com a pessoa”, explica. “Além de ser uma ave muito bonita”, considera o biólogo. 
Já entre os insetos, o preferido é a mariposa-espelho - Rothschildia arethusa, encontrada no campus 2. “As borboletas estão em diversos fragmentos florestais, e sempre surpreendem pela beleza”, lembra. 

SERVIÇO
O acervo do biólogo pode ser conferido em perfis do Instagram. O @fauna_nativa traz aves, animais diversos e paisagens; já o @papilio_edini apresenta um catálogo de artóprodes comumente encontrados no oeste paulista

Fotos: Pablo Edini Damião

biólogo registra exuberância da fauna da região de presidente prudente

Rothschildia arethusa surpreende pela beleza 


 arara-canidé registrada em presidente prudente

Arara-canindé registrada em Presidente Prudente

Ariramba vista em Indiana

Ariramba vista em Indiana

caxinguelê em Teodoro Sampaio

Caxinguelê flagrado em Teodoro Sampaio

colhereiro em martinópolis

Colhereiro em Martinópolis

maritaca em prudente

Maritaca em Presidente Prudente

tico-tico-do-campo em martinópolis

Tico-tico-do-campo visto em Martinópolis

Foto: Guilherme José Costa/Cedida

biólogo pablo edini damião fotografa a exuberância da fauna regional
Pablo é de Martinópolis, mas faz registros pela região de Prudente

Publicidade

Veja também