Como principal elemento presente em uma festa de aniversário, o bolo não poderia faltar em meio às comemorações do centenário de Presidente Prudente. Pesando duas toneladas, o bolo terá 100 metros de comprimento, em alusão ao ano comemorado, e servirá, aproximadamente, 10 mil pessoas após o desfile do dia 14 de setembro, no IBC Centro de Eventos (antigo Instituto Brasileiro de Café).
A sobremesa tornou-se um símbolo relevante nas festividades e simboliza a alegria de celebrar mais um ano de vida. Nessa comemoração, em especial, também representa o espírito de solidariedade e união da comunidade para a realização do evento. Tendo em vista que para a produção do mesmo, serão utilizados 350 kg (quilos) de recheio, 350 litros de cobertura, 120 litros de leite, 5 mil ovos e 400 kg de pão de ló, sendo todos esses ingredientes doados por empresas da área de panificação.
Parceiro sempre presente nas festas de aniversário de Prudente, a Codispan doou 50% dos ingredientes que serão utilizados no bolo. O proprietário Vitor Martins Fonseca, relata que sempre participa desse tipo de ação, sendo motivado pelo espírito de solidariedade e, ainda, conta com a colaboração de amigos para realizar uma doação significativa. “É importante participar, a festa representa muito para a população”, expôs.
Produção
Para a confecção do bolo, 30 alunos e professores voluntários do curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) serão mobilizados, sendo coordenados pelo docente Ulisses Dias. Ele informa que os voluntários serão responsáveis também pela decoração e transporte do bolo até o local.
A preparação inicia dois dias antes do evento, assando 330 formas – de tamanho 58x60cm - de pão de ló, que serão a base do bolo. Já a montagem, que levará cerca de quatro horas para ser concluída, será realizada no dia do evento. “O projeto é grandioso e será um desafio, além de ajudar na festa, também será um grande aprendizado para os alunos”, ressalta Ulisses.
Serão utilizados 350 kg de recheio, 350 litros de cobertura, 120 litros de leite, 5 mil ovos e 400 kg de pão de ló
O evento
O bolo representará a união de diferentes segmentos da sociedade, tanto do poder público como do privado, de acordo com o vice-presidente da comissão de organização dos festejos do centenário, coronel Carlos do Amaral da Silva, que completa definindo a festa como uma “junção de esforços para que a população possa comemorar junto com a gente”.
O evento de distribuição do bolo ocorrerá logo após o desfile, previsto para iniciar às 14h30, no IBC, localizado na Vila Furquim em Presidente Prudente, para qual toda a comunidade está convidada. Além do bolo, haverá a execução dos hinos de Prudente e do Centenário, criado especialmente para a data.
A iniciativa de produção do bolo veio do Sindipan (Sindicato da Indústria e Panificação), do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes, e da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), motivados pela contribuição social do evento. E, ainda, pelo fato do bolo ser destinado à população, conforme apontado pelo vice-presidente da Sindipan, José Luiz Coladello. Junto destes, também estão envolvidos a comissão de organização dos festejos do centenário; a Secretaria de Turismo de Prudente; a Codispan; a Panificadora do Hélcio; e o curso de Gastronomia da Unoeste.