Principalmente neste período de estiagem, o trabalho de combate a incêndios tem sido constante em Presidente Prudente, cidade que completa 108 anos hoje. Mas não somente em ocorrências de desastres atuam as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, como também em ações preventivas, gestão de cenários de risco e de educação à população. Na capital do oeste paulista, a busca incessante para a diminuição do tempo de resposta de ocorrências e campanhas de conscientização da população com foco na inibição de queimadas e diminuição de acidentes de trânsito têm sido os principais desafios para um efetivo de 153 bombeiros.
“A segurança pública em Prudente é excelente. Temos o melhor índice do Estado, conforme divulgação recente dos números apresentados pela SSP [Secretaria de Estado da Segurança Pública]. Nossa perspectiva para os próximos anos é manter o prestígio com a população e trabalhar em conjunto com multiagências na resolução de grandes sinistros”, garante o 14º GB (Grupamento de Bombeiros), cujo efetivo passa por constante treinamento.
Quanto às principais ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros recentemente Prudente, a corporação explica que, em todo o Estado, é seguido um calendário com campanhas educativas e de prevenção conforme os meses. “Nos meses de estiagem, nos preparamos para o monitoramento dos incêndios com a Operação Corta-Fogo. Outras campanhas seguem no decorrer do ano na área de educação pública, para a qual foi destinada uma viatura exclusiva, um Yaris. Como exemplo, temos o Programa do Bombeiro Educador nas escolas de toda região”, cita.
Quanto aos investimentos, o 14º GB esclarece que trabalha com indicação de renovação da frota. Já em relação aos equipamentos, inclusive os de proteção individual, bem como os materiais de salvamento e incêndio, estes são adquiridos com recurso estatal.
Foto: Defesa Civil - Defesa Civil apoia combate a incêndios em vegetação e promove verificação de estruturas danificadas
À frente da gestão de cenários com riscos de desastre, mapeamento de áreas de perigo, apoio a combate a incêndios em vegetação, verificação de estruturas danificadas e com possibilidade de colapso, bem como de ações de ajuda humanitária, está a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil. São 15 profissionais atualmente no órgão, contando com os setores de coordenação, engenharia, brigada de incêndio e operacional.
“O maior desafio encontrado na cidade é a falta de conhecimento da população sobre o que é a Defesa Civil, quais áreas abrange, qual a função do órgão, suas atuações e missões. No entanto, a perspectiva é que cada vez mais se ouça falar por motivo da crise climática. E que, a cada ano, a Defesa Civil, como organização, possa se aperfeiçoar e se capacitar para responder as ocorrências relacionadas no menor tempo e qualidade possível”, declara o coordenador do órgão, Luis Felipe Nogueira Floriano.
Explica o coordenador que, a fim de incrementar as ações do órgão, investimentos são feitos por meio do Estado em aparelhamento, como viaturas, equipamentos de proteção individual e também operacionais, como abafadores, bombas costais e motosserras. “A região de Prudente é a mais segura do Estado. Isso corrobora para a avaliação muito positiva da segurança pública na cidade, graças às ações conjuntas de todas as agências de emergência e segurança do município”, considera.