“Presidente Prudente vive um momento de crescimento econômico impulsionado pelo empreendedorismo, pela abertura de empresas e geração de empregos formais. A economia da cidade tem mostrado sinais fortes de recuperação e expansão”, afirma Eliezer Sales Ramos, líder de operação regional do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Entre os avanços, ele destaca o fortalecimento do setor de serviços, o crescimento do empreendedorismo feminino e a implementação de iniciativas do Sebrae-SP, como o Desenvolve Prudente e Cidade Empreendedora, que acontecem em parceria com a Prefeitura e fomentam o empreendedorismo local.
O Sebrae-SP também atua ativamente com programas e investimentos voltados à capacitação, à melhoria da gestão, à inovação e à inclusão produtiva. “Entendemos que o município segue em trajetória positiva, mas ainda enfrenta desafios, como o desenvolvimento de mão de obra qualificada para atender exigências crescentes dos setores produtivos, o aumento da produtividade e do valor agregado dos empreendimentos, para que se sustentem com competitividade e ampliação ao acesso a crédito”, pondera.
Para os próximos anos, segundo Eliezer, a expectativa é que, mantendo os programas de apoio, capacitação e políticas públicas favoráveis, o crescimento continue. “Além dos setores tradicionais, também temos expectativa de evolução nos setores de inovação, agroindústria com valor agregado, artesanato e outros nichos que combinam tradição local com diferenciação. Além disso, destacam-se serviços, especialmente os voltados ao público local, expansão do comércio especializado, varejo que combine presença física e digital, e o empreendedorismo feminino, que apresenta crescente adesão e necessidade de políticas específicas de apoio para potencializar esse público”, avalia.
A formalização, a digitalização e a adoção de tecnologias modernas, aliadas a práticas gerenciais eficientes, devem ser pilares cruciais para consolidar o desenvolvimento de Presidente Prudente. “O Sebrae-SP segue comprometido em apoiar os empreendedores em todas as fases, desde a ideia, abertura e formalização até a gestão e expansão, para que Presidente Prudente se consolide como um polo econômico regional resiliente”, expõe.
Foto: Cedida - Eliezer destaca programas voltados à capacitação e inclusão produtiva
Para o diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Presidente Prudente, Itamar Alves de Oliveira Junior, a produção industrial da cidade e de toda a região está ligada à indústria eletroeletrônica, peças, equipamentos, agroindústria, alimentos e bebidas. “Esses são os segmentos preponderantes. Atualmente, a gente passa por um momento de oportunidades e de transformação com a lei de regularização fundiária do Pontal do Paranapanema, que trouxe segurança jurídica, e com certeza aqueles que possuem as suas propriedades rurais vão investir para produzir, assim como aquelas já existentes, como as usinas, por exemplo”, avalia.
De acordo com ele, novas agroindústrias devem chegar à região para processar os produtos. “Então, nós temos uma grande oportunidade. Presidente Prudente, Narandiba e Pirapozinho são as únicas cidades do Estado de São Paulo que recebem biometano, ou seja, nós nos encaixamos como cidade sustentável. Com certeza, temos muitas indústrias que gostariam de utilizar essa energia por ser verde e por ter um custo conhecido, um custo previsível”, denota.
Itamar ressalta que o desenvolvimento tanto da cidade quanto da região tem que ser catalisado pela administração de Prudente. “Mostrar as oportunidades que nós temos por dispor de uma energia sustentável, verde. E o potencial que tem dentro. E a indústria tem um poder transformador imenso. Quando você possui uma indústria de qualquer porte, ela tem um potencial transformador gigantesco. E a gente vê isso, por exemplo, em Narandiba com a chegada da Cocal. Ela transformou toda uma área como Pirapozinho, Tarabai, Estrela do Norte, Anhumas e Sandovalina. Todas as cidades tiveram o seu IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], o seu desenvolvimento transformado. E isso também desemboca dentro de Presidente Prudente, utilizando serviços, comércio e materiais produzidos por outras indústrias aqui da cidade. Então, eu acho que vejo um futuro bem promissor e um potencial imenso de desenvolvimento da cidade no segmento industrial, assim como de toda a região”, pontua.
Foto: Cedida - Itamar diz que Prudente tem potencial para desenvolvimento industrial