É com imenso orgulho que o HOOP (Hospital de Olhos Participações S.A), de Assis, anuncia o lançamento oficial do corante oftálmico BLutein™, à base de luteína — uma inovação 100% brasileira que já está disponível para pacientes em todo o mundo.
Fruto de 15 anos de pesquisa científica nacional com inúmeras instituições, como o Instituto da Visão – São Paulo – empresas privadas da área oftalmológica e sobretudo a Universidade Federal de São Paulo, o BLutein™ foi desenvolvido com intensa participação do Prof. Dr. Maurício Maia, diretor do Serviço de Retina do HOOP, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e atual presidente da SPRV (Sociedade Pan-Americana de Retina e Vítreo).
O lançamento oficial aconteceu durante o Congresso da SBRV (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo), realizado entre os dias 2 e 5 de abril em Curitiba (PR), reforçando o protagonismo brasileiro no cenário internacional da oftalmologia. A conquista reafirma o compromisso do corpo clínico do HOOP com a pesquisa de excelência, a inovação cirúrgica e o avanço da saúde ocular global.
“É uma emoção indescritível desenvolver tratamentos que levem luz, esperança e alegria onde antes havia escuridão e desespero. Isso só é possível com fé, trabalho, humildade e cooperação”, afirma o Prof. Dr. Maurício Maia.
A luteína é importante para o olho humano – a retina (mácula) é onde formam as imagens coloridas com nitidez. Com base natural inventada por cientistas e cirurgiões de retina, dentre eles, o Prof. Dr. Maurício Maia.
Esses corantes têm o objetivo de:
- Melhorar a visibilização de estruturas delicadas que necessitam ser removidas cirurgicamente do olho, como a membrana limitante interna, a primeira camada da retina que possui uma espessura de 1 a 3 micrômetros (1 milímetro dividido por 300 a 1000 vezes), etapa intraoperatória que necessita ser realizada com extrema urgência;
- Reduzir o tempo de cirurgia e melhorar a segurança (através de um perfil de toxicidade dos corantes em relação aos atuais);
- O diferencial técnico está, pela primeira vez na história da medicina, no uso intraoperatório de cristais de luteína, ou de luteína solúvel adicionado ao corante Azul Brilhante, ou de luteína solúvel em Azul de Tripan, ou em ambos, oferecendo ainda mais segurança, precisão e facilidade aos procedimentos cirúrgicos oftalmológicos com:
- Cirurgia de catarata e glaucoma (CORANTE BLUEIN 200®);
- Descolamentos de retina/retinopatia diabética/complicações cirurgia de catarata/dentre inúmeras outras doenças da retina que podem levar à cegueira (CORANTES BLUEIN 300®, BLUEIN 400® e BLUEIN 500®).
Divulgação
CORANTES DE LUTEINA
Reconhecimento científico e impacto internacional
O Prof. Dr. Maurício Maia é atualmente reconhecido mundialmente pelas contribuições de novas técnicas cirúrgicas e clínicas utilizadas mundialmente para o tratamento de doenças da retina, sendo uma grande referência da América Latina para o mundo com milhares de citações dos estudos/artigos científicos em livros e revistas de alto nível internacionais, que o mesmo elaborou, coordenou ou participou junto com inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais (fonte: Google Acadêmico – scholar.google.com).
Sua atuação é reconhecida não apenas por cirurgiões de retina, mas também por pesquisadores, professores, estudantes e pacientes ao redor do planeta.
O Prof. Dr. Maurício Maia reforça que deve sempre manter a humildade e reconhecer os grupos de pesquisadores e instituições nas quais o mesmo atua, como no Departamento de Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo e Hospital de Olhos Participações S.A.
O Prof. Dr. Maurício Maia agradece primeiramente a Deus, à família, aos pacientes e aos inúmeros colegas cirurgiões de retina e pesquisadores, bem como aos proprietários do Hospital de Olhos, que participaram de todas essas contribuições para a medicina mundial, em especial a criação do BLutein®, que é mais do que uma inovação científica: é a consolidação de uma missão médica e humana em promover saúde, visão e dignidade, princípios que norteiam as ações do HOOP e todas as outras instituições onde o
Prof. Dr. Maurício Maia tem a honra de trabalhar.
O corpo clínico do Hospital de Olhos Participações S.A tem muito orgulho, portanto, de participar dos estudos do corante à base de luteína e comercializada pela Bausch & Lomb.
Cedida
Prof. Dr. Maurício Maia
DEPOIMENTOS CIENTÍFICOS
Cedida
Prof. Dr. Maurício Maia (Diretor do serviço de Retina e Víteo do HOOP)
“O Blutein DYE é o resultado de um sonho que nasceu aqui dentro. Desde os primeiros estudos com a luteína, nosso objetivo sempre foi oferecer um corante seguro, biocompatível e eficaz. Ver esse produto sendo usado globalmente é a maior prova de que a ciência brasileira pode transformar vidas”
Cedida
Dra. Anne Bardal Maia (Diretora do Hoop)
“Em cirurgias de retina, a visibilidade é tudo. O Blutein DYE oferece um contraste preciso, sem agressividade aos tecidos, o que aumenta a segurança e eficiência da cirurgia. Hoje, temos um aliado que nasceu dentro da nossa casa e que brilha no mundo inteiro”
Cedida
Dr. Ossires Maia Jr. (Diretor do Segmento Anterior do Hoop)
“Na cirurgia de catarata, o uso do Blutein DYE tem sido um divisor de águas. A coloração seletiva do saco capsular torna a cirurgia mais controlada e previsível, mesmo nos casos mais complexos. É uma inovação com DNA brasileiro”
Cedida
Dra. Elizabeth Maia (Diretora do Serviço de Glaucoma do Hoop)
“Na cirurgia de glaucoma aliada à retirada do cristalino, cada detalhe anatômico importa. O Blutein DYE oferece uma visualização excepcional das estruturas intraoculares, facilitando abordagens cirúrgicas minimamente invasivas e aumentando a taxa de sucesso. Uma revolução eficaz”
Cedida
Sirley Barchi (Ortoptista Diretora do Hoop)
“Nós observamos menos reações inflamatórias. Isso se traduz em recuperação mais rápida e previsível, o que para nós, enquanto instituição de excelência, é fundamental”
Cedida
Dr. Rômulo Magro Manea (Oftalmologista Diretor do Hoop)
“Este produto começou a ser estudado aqui, no Hospital de Olhos Participações S.A. Desde os primeiros testes até a validação científica, passamos por um caminho de muito estudo, responsabilidade, ética e amor pela ciência. Hoje, temos orgulho de saber que cada gota do Blutein DYE leva consigo a marca da nossa dedicação”
Cedida
Dra. Bruna Trench Maia (Dermatologista)
“Com o sucesso do Blutein DYE nas cirurgias oftalmológicas, muitos pacientes voltaram a enxergar com nitidez e segurança. E isso trouxe um novo olhar — não só para o mundo, mas para si mesmos. Agora, esses pacientes também buscam rejuvenescimento na região ao redor dos olhos, unindo visão restaurada com autoestima renovada. Criamos protocolos dermatológicos específicos para tratar a pele dessa área, porque enxergar bem e se sentir bem é uma combinação poderosa”