Brasileiros é mestre em instrumento tradicional da música japonesa

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 14/04/2024
Horário 04:15
MATHEUS BITENCOURT SE APRESENTARÁ NA NIKKEI FEST 2024
MATHEUS BITENCOURT SE APRESENTARÁ NA NIKKEI FEST 2024

Começando os estudos do Tsugaru shamisen (instrumento tradicional da província japonesa de Aomori) no ano de 2013, Matheus Bitencourt Oliveira se apaixonou pelo folclore japonês e encontrou no Minyou um caminho a seguir. Começando sua carreira sendo aluno do professor Yuzo Akahori na Associação Yamagata Kenjinkai do Brasil, teve a oportunidade de se apresentar em inúmeros eventos divulgando o folclore nipônico e o instrumento pelo qual é dedicado. No ano de 2021 Matheus garantiu uma de suas primeiras grandes conquistas, o 2° e 3° lugar no campeonato da América Latina de Tsugaru Shamisen, esse feito o fez alimentar o sonho de ser o primeiro brasileiro a participar de um dos grandes Campeonatos de Shamisen do Japão, o Campeonato de Tsugaru Shamisen da cidade de Kanagi em Aomori, o que conseguiu em julho de 2023. Ele será uma das atrações da Nikkei Fest 2024, dias 3, 4 e 5 de maio, no clube de campo da Acae, em Presidente Prudente.


CUIDEM-SE
Estima-se que neste ano cerca de 520 mil pessoas terão câncer no Brasil, sendo 257 mil em homens e 260 mil em mulheres, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Uma boa alimentação – que passa longe de embutidos, bolachas, sal entre outros – e exercícios físicos regulares ajudam a prevenir a doença

UNESP 65
Diretora, Professora Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron e o Vice-Diretor, Prof. Dr. Ricardo Pires de Paula, convidam para a Sessão Solene da Congregação e Recepção em Comemoração aos 65 anos da FCT -  Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, a realizar-se no dia 3 de maio, as 16h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, Centro Cultural Matarazzo.

NOIVAS DE PRETO
É, leitor, cada vez vejo as coisas mais inusitadas. Agora, uma colônia de imigrantes do Espírito Santo mantém vivos os rituais da antiga Pomerânia que não existem nem mais na Europa: são os das noivas de preto. 


RAPIDINHAS
...
Hoje é o dia do Pan-Americanismo. Neste dia, em 1912 o  navio Titanic, bate num iceberg e afunda, matando 1503 pessoas . 
...
Em 1969 era inaugurado o terceiro clube de Rotary de Prudente, o Rotary Norte.
...
Médico Wilson Jaccoud comemora em abril os 32 anos de sua especialização.
....
Quem disse que cabelo cinza é coisa de vovó? Super badalado, o fio prateado é, na verdade, tendência entre descoladas do Instagram...
...

Recado do palestrante Cesar Galindo: “Vibrar com as conquistas alheias é uma das melhores maneiras de atrair sucesso”.
...
A partir de maio as massas de ar frio começam ser mais intensas na região Oeste Paulista.
...
Na televisão do Triangulo Mineiro o sucesso tem o nome da prudentina Tati Ferreira, estrela do jornal da TV Integração Uberaba. Ela é o máximo!
...
Ponto final: Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais #SejaGentil.

Publicidade

Veja também