C.H.A.V.E. do sucesso

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 29/01/2019
Horário 05:45

A profissão de administrador ainda não tem a “aura” que tem um curso como o de Medicina ou o “status” que têm jogadores de futebol famosos. Correto?! Nem tanto, este é um estereótipo equivocado, pois, segundo o site history.com, os salários pagos aos Diretores Executivos como Marc Lore, do Walmart, Tim Cook, da Apple, Sundar Puchai, da Google, chegam até R$ 70 milhões por mês. Isto mesmo, por mês! Claro que a medicina e as carreiras de atletas são notáveis, a questão é que existem administradores tão notáveis quanto. Eugenio Mussak é um médico que migrou para área da administração e hoje é um dos principais gurus desta área. É de Mussak a C.H.A.V.E. do sucesso!

Mussak inclui os Valores Humanos nos recursos que Frederick Taylor prevê que o uso para analisar os resultados. Estes Valores como ética, respeito, honestidade, verdade e reputação, têm tanto peso quanto os recursos financeiros, o de tempo e os naturais. Os melhores resultados são aqueles que utilizam a menor quantidade de recursos. Mas, quando se trata de valores, estes são indivisíveis e devem validar ou não cada decisão.

Soma-se no esforço de entender as competências, David McClelland. Ele criou o acróstico C.H.A.(Competência, Habilidade e Atitude). O professor Mussak, em seu livro Metacompetência, acrescentou mais duas letras V.E. Portanto, C.H.A.V.E. O “V” está relacionado aos valores como: ética, respeito, honestidade, verdade e reputação, e o “E” é o entorno, relacionado à estrutura. Afinal o cozinheiro precisa de um bom fogão, o programador de um bom computador, o motorista de um caminhão adequado. “Um administrador competente, sem valores, pode ser algo muito perigoso a exemplo do que temos visto no Brasil na política”, diz Mussak.

Alair Martins proprietário da empresa que hoje é a maior distribuidora atacadista da América Latina, dá um exemplo na contratação do primeiro gerente da sua empresa e a relação da carreira com os Valores do colaborador. O primeiro promovido a gerente foi um dos funcionários que se esqueceu de um compromisso importante e ao invés de dar desculpas, simplesmente disse a verdade e correu atrás da solução. Hoje este funcionário compõem o alto escalão de executivos da empresa.

Posto isso, conclui-se que se faltar Valores não há competência. O caminho do sucesso, aquele que realmente vale a pena, está longe da máxima que equivocadamente foi atribuída a Maquiavel: “Os fins justificam os meios”. O caminho do sucesso está ligado à C.H.A.V.E. que pode abrir as portas da prosperidade de forma sustentável e progressiva. Evidenciando aos administradores de empresas a aura e o status que sempre foram deles.

Publicidade

Veja também