Cabaré Cultural chega em Mirante amanhã

Espetáculo do Projeto Galpão da Lua no Pontal será apresentado no Acampamento Gersina Mendes, às 10h, por 9 atores da trupe

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/04/2022
Horário 08:05
Foto: Mari Palhares
Espetáculo, que engloba linguagens do circo, teatro, música e um toque especial de humor, encanta todas as idades
Espetáculo, que engloba linguagens do circo, teatro, música e um toque especial de humor, encanta todas as idades

Neste domingo, às 10h, o Cabaré Cultural, um trabalho do coletivo de artistas do Galpão da Lua, será apresentado no Acampamento Gersina Mendes, em Mirante do Paranapanema, pelo projeto “Galpão da Lua no Pontal”. No dia 6, de forma online, às 20h, terá um Debate Circulação e Produção Cultural no Pontal do Paranapanema, na página do Facebook do Galpão.
O espetáculo que está circulando é bastante diversificado nas linguagens artísticas, circo, teatro, música e um toque especial de humor popular são as características desse trabalho que encanta pessoas de todas as idades.
O projeto “Galpão da Lua no Pontal”, aprovado no Edital ProAC Expresso Nº 32/2021 “Ações Locais, tem como ação principal levar espetáculos para áreas rurais e urbanas dos municípios que compõem a região do Pontal do Paranapanema.
Na semana passada, o projeto passou por Rosana com duas apresentações, uma delas no sábado, no Assentamento Porto Maria e a outra no domingo, na Praça da Matriz de Primavera. “Essa última foi uma apresentação surpreendente que reuniu um público de aproximadamente 400 pessoas. Somente antes da pandemia os artistas têm lembranças de ter um público tão grande assim”, expõe Tiago Munhoz
O projeto também contempla uma atividade formativa, de debate sobre “Circulação e Produção Cultural no Pontal do Paranapanema”, que será realizada de forma online. Com ela, os grupos e artistas do Galpão da Lua esperam socializar suas práticas e experiências no Pontal e debater com outros artistas, produtores e dirigentes culturais. 
Segundo Tiago Munhoz, um dos integrantes do elenco, que conta ainda com Debora Souza, Fernando Ávila, Igor Vinícius, Jéssica Ini, Luis Seguinini, Luis Valente, Mari Palhares e Zé Junqueira, não é a primeira vez que o Cabaré Cultural sai de Presidente Prudente e chega a outros municípios do Pontal. “Os grupos artísticos que integram o Galpão da Lua, também já estiveram diversas vezes em áreas urbanas e rurais de outros municípios do Pontal, realizando apresentações artísticas”, lembra.
O ator explica que todos os projetos do Galpão, que atua como agente Ponto de Cultura, são orientados pelo princípio da descentralização da ação cultural, e agora, com mais esse projeto, vai para o Pontal levando o seu espetáculo, buscando contribuir com o registro de experiências e o debate de dificuldades e desafios para a produção cultural de grupos e coletivos nessa região. 

Um pouco sobre o espetáculo

O Cabaré Cultural é um espetáculo de variedades que já reuniu diversos coletivos e artistas integrantes do Galpão da Lua e dezenas de convidados ao longo dos últimos anos. Foi apresentado em ruas e praças de diversos bairros periféricos de Presidente Prudente e espaços alternativos, e chegou a outras cidades da região. 
O espetáculo é sempre uma oportunidade de trocas artísticas e uma oportunidade de o público apreciar atrações de diferentes vertentes culturais, como esquetes de teatro, música, poesias, números de circo, gags de palhaços, malabarismo, acrobacia, tecido acrobático, entre outras. Diversão para crianças de todas as idades.
 

O GALPÃO DA LUA
É um Ponto de Cultura na cidade de Presidente Prudente, que atua desde 2010, mantendo sede artística, sendo que, atualmente, ocupa um galpão da antiga Fepasa, no centro da cidade. As atividades são desenvolvidas na sede e nos bairros, sempre gratuitas ao público.

Moleque do Barranco

Elenco: Tiago Munhoz, Debora Souza, Fernando Ávila, Igor Vinícius, Jéssica Ini, Luis Seguinini, Luis Valente, Mari Palhares e Zé Junqueira


 

Publicidade

Veja também