CAC realiza 1º Fórum Municipal de Aprendizagem em Prudente

Ação busca levantar uma importante discussão acerca da Lei 10.093/2000 e promover uma orientação aos adolescentes e jovens da entidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/10/2022
Horário 18:47
Foto: Cedida
220 adolescentes e jovens aprendizes se inscreveram para o 1º Forum
220 adolescentes e jovens aprendizes se inscreveram para o 1º Forum

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão junto aos aprendizes da CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) sobre a temática “A juventude no mundo do trabalho – desafios e oportunidades” foi realizado nesta sexta-feira, na sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente, o 1º Fórum Municipal de Aprendizagem, que tinha como público-alvo os próprios aprendizes, ao todo 220 inscritos. Tal ação busca levantar uma importante discussão acerca da Lei da Aprendizagem nº 10.093/2000, e promover uma orientação aos adolescentes e jovens da entidade. 
Concebido de uma maneira ampla, o evento teve como a primeira importante palestrante, online, Viviane Senna, irmã do piloto Ayrton Senna. “Ela trouxe a realidade do mercado de trabalho, a questão do futuro e a necessidade das competências socioemocionais para se atingir o sucesso. O trabalho em equipe, o time, etc”, expôs o presidente da CAC. Luiz Antonio Miguel Ferreira, salientando que, por ter sido um palestrante no Instituto Ayrton Senna, aproveitou esta relação e solicitou a possibilidade de Viviane proferir a palestra de abertura. “Ela gravou a palestra, encaminhou para a gente. E reproduzimos num telão e foi muito significativa e importante”, frisa.
O presidente avalia este primeiro fórum como muito positivo, porque conseguiu provocar reflexões nos jovens a respeito do seu futuro, da sua profissão, do que ele quer seguir em sua vida. “Foi extremamente positivo. Isso é animador, porque estimula a gente a pensar já no segundo fórum, no ano que vem, inclusive num espaço maior, porque tivemos que limitar as inscrições tamanha foi a procura dos jovens”, enfatiza.

Mercado de trabalho

Conforme Luiz Antonio, Giovana Calenzani, que atua como head de Desenvolvimento Humano Organizacional na Arax Educação, foi a segunda palestrante e trabalhou diretamente com a inserção no mercado de trabalho, ou seja, como o jovem pode ingressar no mundo do trabalho. Ela tratou do seguinte: Vou entrar no mercado de trabalho. E agora? Então, traçou que a carreiras têm um começo, meio e vários recomeços, pois acontecem decisões e a soma de experiência que levam a uma constante alteração nas relações do trabalho. Em seguida, deu dicas de como trabalhar esta questão, como ser curioso, protagonista, saber de suas habilidades e paixões. 
“Ela tratou da necessidade de sustentar os nossos aprendizados ao longo da vida. Ao final deu várias dicas aos aprendizes de como obter sucesso na vida profissional”, completou Luiz Antonio Miguel Ferreira.
Ao final do evento, as empresas parceiras - Grupo Andorinha e Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, bem como um voluntário da CAC, Márcio Lemos, que trabalha atendendo os jovens, foram homenageados. “Homenageamos ainda um ex-aprendiz e que é funcionário nosso por 30 anos, o Rodrigo Silva Caetano”, salienta o presidente.

Foto: Cedida

Viviane Senna trouxe a realidade do mercado de trabalho em sua palestra

Publicidade

Veja também