Caçambas começam a ser instaladas em PP

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 27/08/2016
Horário 11:18

 


O projeto Caçamba Social foi iniciado ontem com a primeira instalação no Jardim Santo Antônio, na praça que cruza a Rua Nicomedes Bispo Silva com a Rua Praia Grande, próximo ao Jardim Regina, em Presidente Prudente. A iniciativa prevê a instalação do dispositivo em sete bairros, cuja situação de descarte irregular de lixos e entulhos é crítica. De acordo com o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, as caçambas também estarão dispostas no Jardim Augusto de Paula, Jardim Cambuci, Vila Geni, Jardim Jequitibás, Parque Residencial Servantes e Terras de Imoplan. "Acreditamos de em mais uma semana todos já estejam em seus devidos lugares", comenta o secretário.

Jornal O Imparcial Projeto foi iniciado pela praça do Jardim Santo Antônio

O projeto foi pensado nos moldes do projeto que já existe em Ribeirão Preto (SP), para sanar os problemas com descarte irregular e ilegal de lixo e entulhos em locais públicos, que gera uma série de problemas em diversos bairros de Prudente. A iniciativa do projeto contempla três caçambas em cada ponto, e cada uma é destinada ao descarte de algum tipo de material, classificado por cores: a amarela é para resíduos de construção, entulhos; a verde é para restos de podas e galhos de árvores, e outras vegetações; e a azul é destinada para materiais recicláveis. "O recolhimento do material será realizado semanalmente e deverá acabar com problema de terrenos que se tornam lixo a céu aberto", declara Portella.

Os entulhos serão descartados em uma área de transbordo da Prefeitura, na Rua Doutor José Alves da Paixão, Vila Furquim. Eles serão utilizados para manutenção de estrada. O material reciclado será encaminhado à Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis), e os resíduos verdes serão depositados na estrada municipal, e parte será usada na fabricação de adubos. Junto às caçambas haverá uma placa com informações sobre o serviço para disciplinar o descarte, assegurando que cada caçamba receba somente o resíduo que é designado.

A execução do trabalho está orçada em R$ 56.980,21, proveniente de recursos do Fundo Social Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente.

 

Aprovado


Os moradores do bairro estão contentes com a novidade e acreditam que a situação irá melhorar. "Já era tempo de trazer uma solução precisa para isso. As pessoas não respeitam e as caçambas irão dar conta do problema", comemora Wagner Henn, 50 anos, proprietário de uma lanchonete próxima ao ponto de descarte da praça do Jardim Santo Antônio.

Luis Roberto Carvalho, 59 anos, morador do Jardim Regina também aprovou o projeto. "Vai melhorar o aspecto do bairro e acabaremos com um problema sério, que vem de anos", declara. O aposentado Erasmo Ferreira, 64 anos, é outro que comemora. "Isso deverá educar as pessoas que não têm bons modos, e vai atender uma demanda antiga da população", diz.

 
Publicidade

Veja também