Cada um é responsável pelo lixo que gera

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 19/08/2021
Horário 04:55

O descarte ambientalmente correto dos resíduos precisa, com urgência, ser encarado com mais seriedade. Não somente por parte do poder público, mas, principalmente, pela população. Infelizmente, a maioria das pessoas está interessada apenas em “se livrar” do seu lixo, pouco importando com o que acontece com ele da porta para fora de casa. A gestão correta dos resíduos é, com certeza, um dos principais desafios das administrações municipais.
Para se ter uma ideia, somente em Presidente Prudente, estima-se que sejam produzidas 240 toneladas de resíduos por dia. E, infelizmente, diante de uma sociedade cada vez mais consumista, em que o consumo não é tratado com a preocupação devida, gera-se mais e mais lixo. Cada um de nós tem a responsabilidade sobre os resíduos que produz, e ela não se limita à separação do material orgânico do reciclável – e de pensar que muitas pessoas nem isso fazem. É de causar consternação!
É preciso pesquisar sobre os materiais utilizados pelas empresas para a fabricação dos produtos consumidos. Para alguns itens, inclusive, deve ser adotada a política reversa, em que a fabricante precisa receber o produto descartado. São embalagens, frascos, garrafas, plásticos, fraldas descartáveis, enfim, a lista é gigantesca. Você já percebeu o quanto de lixo é produzido na sua casa? 
Na terça-feira, a Prefeitura de Presidente Prudente decretou situação de emergência, por 180 dias, para a disposição de resíduos sólidos na cidade, devido à falta de espaço físico no aterro sanitário municipal. O prazo poderá ser prorrogado, se necessário, por igual período. De acordo com o Executivo, diante do fim da vida útil do aterro, o município contratará uma empresa de forma emergencial para fazer o transporte do lixo produzido diariamente na cidade.
É preciso implementar políticas públicas que vão ao encontro desta realidade. Se fazem necessárias, com urgência, cada vez mais ações de educação ambiental. As pessoas precisam internalizar a ideia de que o lixo que produzem são sim de sua responsabilidade! E ela não acaba no momento em que os resíduos são armazenados em sacos e colocados para fora de casa.

Publicidade

Veja também