Cada vez mais recorrentes, maus-tratos a animais podem e devem ser denunciados

EDITORIAL -

Data 07/07/2021
Horário 04:15

Apesar dos animais domésticos ganharem cada vez mais espaço no nosso dia a dia, serem muitas vezes considerados integrantes da família, ainda é triste a realidade de maus-tratos e abandono que muitos cachorros e gatos sofrem. Nem todos, infelizmente, têm a chance de ter um lar com amor e carinho, ficando expostos aos mais diversos tipos de crueldade. Além da falta de higiene, de abrigo adequado ou de assistência básica, como água e comida, há quem ainda judie dos bichinhos... Quanta barbaridade! Nas páginas deste diário, por exemplo, têm sido frequentes notícias deste tipo.
A mais recente, divulgada na edição de ontem, diz respeito a dois cães que foram resgatados no sábado pela Polícia Militar Ambiental, em uma residência na Travessa João Goulart, em Presidente Prudente. Através de denúncia, a polícia soube que o dono havia quebrado a casinha dos cachorros e, com material, aparentemente madeira, agredido os animais. Durante as buscas no endereço, os militares localizaram os cães no quintal, sendo que um deles estava com o focinho enrolado por uma fita adesiva. O proprietário, um auxiliar de enfermagem de 22 anos, ainda tentou justificar, dizendo que o cachorro foi amordaçado por conta dele estar brigando com o outro.
Não há justificativa para tamanha crueldade. Se não gosta de cachorro, está sem condições de criar ou qualquer outro problema, doe, venda, mas não maltrate. O homem foi multado em R$ 3 mil e os animais recolhidos para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), onde ficarão até que seja encontrada uma família disposta a adotá-los. 
O Bud, que ficou conhecido recentemente, após passar por uma castração irregular em uma república universitária da cidade, já está em novo lar. O cãozinho, cujos vídeos do procedimento viralizaram nas redes sociais, causando indignação e revolta em quem assistia, ficou por uns dias sob a tutela da ONG (organização não-governamental) Beco da Esperança e agora ganhou uma nova família. Está como deve ser: sendo bem tratado, recebendo amor, carinho e bastante feliz!
Os dois casos, felizmente, acabaram bem. Mas muitos animais não têm essa mesma oportunidade. Muitas vezes perdem até a vida. Daí a importância da denúncia, antes que o pior não aconteça. Viu um cachorro acorrentado na casa da vizinha? Um pet shop que deixa os animais em gaiolas minúsculas? Um dono que deixa faltar comida e água para os seus bichos? Alguém que esteja dando veneno ou ferindo um felino? Mantendo o cão em locais pequenos e sem higiene? Não os protegendo do sol, chuva ou do frio? Deixando o animal sem ventilação? Todos estes atos são considerados maus-tratos. E devem ser levados ao conhecimento da polícia e dos órgãos ambientais. Não seja conivente com o crime. Viu? Não se cale, denuncie!
 

Publicidade

Veja também