Calor intenso:  crescem casos de insolação e desidratação

Médico orienta: evite exposição ao sol entre às 10h e 16h, mantenha ingestão líquida adequada e de alimentos saudáveis

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/12/2021
Horário 07:09
Foto: Freepik
Manter o organismo hidratado é fundamental
Manter o organismo hidratado é fundamental

Vai chegando o fim do ano e as temperaturas começam a ficar intensas em Presidente Prudente. Este é o período em que o calor se torna mais drástico, exigindo que as pessoas reforcem os cuidados com a saúde, a fim de evitar quadros como insolação e desidratação. 
O cirurgião geral, João Paulo Bueno Silva, que é coordenador do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, explica que a insolação é uma condição em que se tem o aumento da temperatura corporal, causando uma falha no mecanismo de transpiração. Ela pode ocorrer em casos de exposição solar e calor intenso. “Já a desidratação é uma situação, onde temos uma perda de líquidos considerável em nosso organismo, podendo ocorrer em casos de temperaturas elevadas, exercícios físicos intensos e algumas doenças como diarreia e vômitos, por exemplo”, expõe o médico. 
Segundo ele, na maioria dos casos, o tratamento pode ser realizado em casa com a hidratação, principalmente a reposição adequada de líquidos após exposição solar, temperaturas elevadas e atividades físicas intensas. “Porém, em casos mais graves, principalmente em idosos e crianças, existe a necessidade de internação hospitalar para o tratamento”, salienta João Paulo.
A melhor forma de prevenção, conforme o cirurgião, é o cuidado com a exposição solar intensa, principalmente no verão, onde as temperaturas estão mais elevadas. “E também a ingestão líquida adequada e de alimentos saudáveis. O protetor solar é um excelente aliado para evitar a insolação e o seu uso correto é fundamental para a prevenção”, orienta.
O médico destaca que o consumo ideal de água por dia pode variar de acordo com a faixa etária da pessoa, peso, e outros fatores, como prática de exercícios físicos. “O importante é sempre se manter hidratado e repor adequadamente a quantidade de líquidos necessária diariamente”, reforça. 

Sintomas da insolação

João Paulo cita que uma pessoa com insolação pode apresentar os seguintes sintomas: pele avermelhada, quente e seca, dores de cabeça. Sintomas mais graves podem levar à desidratação, com boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, pressão baixa e diminuição do volume urinário. 
A exposição ao sol deve ser evitada entre às 10h e 16h, visto que entre esses horários a incidência de raios ultravioletas é bem maior. “Ingestão de água, chá, sucos de frutas, leite e sopa são fundamentais. Também é importante ingerir vegetais frescos, fruta como melancia, queijo fresco e iogurte, por exemplo”, indica o médico.

Publicidade

Veja também