Em uma sessão solene marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Presidente Prudente conferiu, na noite de sexta-feira (15), o título de Cidadão Prudentino ao procurador de Justiça Walter Foleto Santin. A proposta, de autoria do vereador Enio Perrone, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal.
A cerimônia, realizada no plenário da Casa, contou com a presença de familiares do homenageado – incluindo sua esposa, Sandra, e os filhos Caio e Gustavo –, amigos de longa data, colegas do Ministério Público, representantes do meio jurídico e acadêmico, e vereadores.
Natural de Nova Londrina (PR), Walter Santin chegou a Presidente Prudente na década de 1980 para cursar Direito na então Faculdade Toledo de Ensino, formando-se em 1982. Sua vida profissional na cidade começou ainda durante a graduação, primeiro como auxiliar em cartório de notas e, posteriormente, como escrevente concursado na 1ª Vara Cível do Fórum local, sob o comando do saudoso juiz Reinaldo Vessani.
Em 1983, passou a advogar na cidade, até ingressar no Ministério Público do Estado de São Paulo em março de 1987. Atuou em comarcas como Araçatuba, Quatá, Presidente Epitácio e Diadema, até ser promovido para a capital, onde atuou em promotorias criminais e de defesa do patrimônio público por mais de duas décadas.
Promovido a procurador de Justiça em 2019, passou a atuar perante o Tribunal de Justiça de São Paulo. No início de 2024, foi eleito por voto direto da classe para um mandato bienal no Conselho Superior do Ministério Público, órgão máximo da instituição.
Além da carreira jurídica, Santin construiu uma sólida trajetória acadêmica. Foi professor de Direito na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e em universidades da capital paulista. Desde 2006, é professor efetivo concursado na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), em Jacarezinho, onde ministra aulas na graduação e em programas de mestrado e doutorado. É autor de vários livros e artigos jurídicos.
Em Presidente Prudente, constituiu família. Casou-se com a prudentina Sandra Gestinari Vilela em 1989, com quem teve dois filhos, ambos nascidos na cidade: Caio (1993) e Gustavo (1997).
Em seu discurso de agradecimento, um visivelmente emocionado Walter Santin falou sobre sua profunda ligação com a cidade. "Sempre tive um amor especial por Prudente. Quem sabe no futuro ainda vou morar aqui... Este título para mim é um amor correspondido", declarou.
Ele lembrou com carinho de sua chegada à cidade, ainda jovem, com uma mala de roupas e a determinação de vencer. "Eu vou vencer nessa cidade, eu vou conseguir me formar em Direito, ser um advogado, promotor... Era coisa inimaginável na época. E você vê que as coisas vão acontecendo com esforço, estudo e dedicação".
O homenageado também ressaltou o papel do Ministério Público como parceiro do Poder Legislativo. "Os senhores [vereadores] fazem as leis, mas quem vai lá exigir o cumprimento? É o promotor. Nós fiscalizamos. O Ministério Público é um parceiro do Legislativo. Contem sempre conosco", afirmou.
A solenidade foi marcada por discursos que destacaram não apenas a competência profissional do homenageado, mas suas qualidades humanas. O promotor de justiça Gilson Amâncio de Souza, que se disse "irmão da vida" de Santin, enfatizou sua característica única de cultivar amizades. "Dr. Walter é uma das raríssimas pessoas que não só tem facilidade de conquistar novos amigos, mas tem a virtude ímpar de manter os velhos amigos. Testemunho disso é a presença neste plenário de gente do Paraná, de São Paulo, de Presidente Epitácio".
A irmã do homenageado, Vani Santin Lázaro, emocionou o plenário ao narrar a história de superação da família. "Walter nasceu prematuro de 8 meses. Numa cidade sem recursos, sem UTI neonatal... As comadres diziam que ele não sobreviveria. Minha mãe, uma mulher muito forte, cuidou muito dele. E olha em que homem ele se transformou!", disse, sob aplausos. Ela destacou a resiliência, a fé e o amor à família como marcas de seu irmão.
O vereador autor da homenagem, Enio Perrone, traçou um paralelo entre a trajetória do homenageado e a evolução do Ministério Público pós-Constituição de 1988. "Dr. Walter iniciou sua brilhante carreira no alvorecer da Constituição Cidadã. Estamos aqui para, além de parabenizá-lo, agradecê-lo por levar o nome da nossa cidade a um dos mais importantes tribunais de Justiça do Estado".
Também compuseram a mesa e usaram a palavra o promotor Jurandir José dos Santos (colega de turma de Santin na Toledo), o professor Acir Murad e o advogado Teruo Myashiro.
O título de Cidadão Prudentino é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal a personalidades que, mesmo não tendo nascido na cidade, prestaram relevantes serviços à comunidade e tenham laços afetivos com Prudente. Com a outorga, Walter Foleto Santin passa a ter, por direito, um lugar de honra em todas as sessões solenes do Legislativo municipal.
Fotos: Claudia Koga
Walter Foleto Santin recebe homenagem, entre esposa Sandra e vereador Enio Perrone
O homenageado, entre colegas e vereadores