Hoje (23) é dia de cuidar da saúde. Em Presidente Prudente será realizada a campanha global Hepatite Zero, uma iniciativa humanitária liderada pelo Rotary International e seus parceiros. Na cidade, segundo o coordenador regional do Projeto Hepatite Zero do Distrito 2510, Hullisses da Cruz Gonçalves, a ação é realizada pelos Rotary Clubs e pelos Rotaract Clubs de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
A ação ocorre na Praça Nove de Julho, das 8h ao meio-dia, com testes rápidos de hepatite B e C e a entrega de autos testes de HIV, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, alunos do curso de Enfermagem da Unoeste, vão oferecer testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
Hullisses explica que todas as pessoas que realizarem a testagem e tiverem resultado positivo serão imediatamente informadas sobre tratamento gratuito oferecido pela rede pública de saúde. “Em caso de diagnóstico positivo para os testes, o paciente já sairá do local cientificado dos caminhos necessários para o seu tratamento”.
O movimento, de acordo com Hullisses, busca ampliar a conscientização da população, promover ações de testagem em massa e garantir informações sobre o acesso ao tratamento das pessoas diagnosticadas, contribuindo para salvar vidas e transformar comunidades.
Hullisses ressalta que por ser a Praça Nove de Julho um local de grande circulação e um ponto de encontro da comunidade, a ação poderá abranger muitas pessoas. “Portanto, na manhã deste sábado, poderemos oferecer essa importante iniciativa a todos que passarem por lá. Também as pessoas que obtiverem as informações nessa campanha de sábado poderão passá-las aos familiares e pessoas próximas, cientes de que os testes rápidos continuam a ser fornecidos, gratuitamente, pela rede pública de saúde e que quanto antes realizar o teste, mais rápido e eficaz será o tratamento, caso ele se mostre necessário”.
Ele alerta ainda que as hepatites B e C são doenças silenciosas, descobertas apenas com teste ou quando elas acabam se agravando, levando a uma cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado.