Segue até 30 de junho o prazo para o alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, ou seja, os nascidos em 2008. A secretária da Junta de Serviço Militar de Presidente Prudente, Bianca Corbeta Cruz Silva, explica que a expectativa é de que 1,2 mil homens se alistem, no entanto, o processo selecionará apenas 100 deles para servir o Tiro de Guerra.
O alistamento pode ser feito de forma presencial, na própria Junta Militar, mas a recomendação é realizá-lo pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, já que tal portal do Exército Brasileiro será a fonte de comunicação entre o cidadão e o serviço militar.
“Todos se alistam até o dia 30 de junho. A partir de julho, começam as chamadas, que são feitas diretamente no site do alistamento. Então, o cidadão não vai receber nenhum tipo de mensagem, e-mail, nada. Ele entra novamente nesse site e vai aparecer se ele está dispensado ou encaminhado para a próxima fase no Tiro de Guerra”, informa.
Ainda conforme Bianca, possíveis convocações e dispensas vão começar a aparecer no portal a partir de julho, independentemente de quando o cidadão se alistou, ou seja, mesmo se for dentro ou fora do prazo legal. “Esse processo seletivo do TG vai de julho até fevereiro do ano seguinte para selecionados a serem incorporados a partir de março de 2027”, descreve a secretária da Junta Militar.
Para proceder com o alistamento, é necessário que o interessado tenha uma conta GOV.BR, identidade digital única para acessar serviços públicos online do Brasil. Os documentos necessários são certidão de nascimento ou casamento; CPF (Cadastro de Pessoa Física); um documento oficial com foto, como RG (Registro Geral), passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e comprovante de residência.
“Todos os documentos têm de ser originais e o RG tem que estar dentro do prazo de validade, que é de 10 anos. O cidadão que não se alista fica em débito com o serviço militar. Ele pode se alistar em qualquer momento mediante o pagamento da multa, que hoje é de R$ 6,46, porém, sem o documento militar, esse cidadão não consegue ser registrado no trabalho, não consegue emitir passaporte nem regularizar título de eleitor e CPF... Logo, ele fica impedido de algumas coisas”, alerta Bianca.
Em Presidente Prudente, a Junta Militar fica na Avenida Brasil, s/n, na Praça da Bandeira. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-5588.