Prudente convoca 1,2 mil jovens nascidos em 2008 para alistamento militar obrigatório

Procedimento deve ser feito até 30 de junho, preferencialmente pela internet, já que site oficial do Exército Brasileiro será fonte de comunicação entre cidadão e serviço

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 11/01/2026
Horário 07:00
Foto: Tiro de Guerra
Processo selecionará 100 jovens para Tiro de Guerra
Processo selecionará 100 jovens para Tiro de Guerra

Segue até 30 de junho o prazo para o alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, ou seja, os nascidos em 2008. A secretária da Junta de Serviço Militar de Presidente Prudente, Bianca Corbeta Cruz Silva, explica que a expectativa é de que 1,2 mil homens se alistem, no entanto, o processo selecionará apenas 100 deles para servir o Tiro de Guerra.

O alistamento pode ser feito de forma presencial, na própria Junta Militar, mas a recomendação é realizá-lo pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, já que tal portal do Exército Brasileiro será a fonte de comunicação entre o cidadão e o serviço militar.

“Todos se alistam até o dia 30 de junho. A partir de julho, começam as chamadas, que são feitas diretamente no site do alistamento. Então, o cidadão não vai receber nenhum tipo de mensagem, e-mail, nada. Ele entra novamente nesse site e vai aparecer se ele está dispensado ou encaminhado para a próxima fase no Tiro de Guerra”, informa. 

Ainda conforme Bianca, possíveis convocações e dispensas vão começar a aparecer no portal a partir de julho, independentemente de quando o cidadão se alistou, ou seja, mesmo se for dentro ou fora do prazo legal. “Esse processo seletivo do TG vai de julho até fevereiro do ano seguinte para selecionados a serem incorporados a partir de março de 2027”, descreve a secretária da Junta Militar.

Preferência pela internet

Para proceder com o alistamento, é necessário que o interessado tenha uma conta GOV.BR, identidade digital única para acessar serviços públicos online do Brasil. Os documentos necessários são certidão de nascimento ou casamento; CPF (Cadastro de Pessoa Física); um documento oficial com foto, como RG (Registro Geral), passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e comprovante de residência.

“Todos os documentos têm de ser originais e o RG tem que estar dentro do prazo de validade, que é de 10 anos. O cidadão que não se alista fica em débito com o serviço militar. Ele pode se alistar em qualquer momento mediante o pagamento da multa, que hoje é de R$ 6,46, porém, sem o documento militar, esse cidadão não consegue ser registrado no trabalho, não consegue emitir passaporte nem regularizar título de eleitor e CPF... Logo, ele fica impedido de algumas coisas”, alerta Bianca.

Em Presidente Prudente, a Junta Militar fica na Avenida Brasil, s/n, na Praça da Bandeira. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-5588.

Publicidade

Veja também