Na noite desta quarta-feira, os parlamentares da Câmara Municipal de Sandovalina irão votar a cassação, ou não, do vereador Luiz Henrique Rocha da Silva (PRD) por quebra de decoro parlamentar. No final de 2022, Luiz Henrique foi acusado de realizar ato obsceno e cometer importunação sexual contra uma mulher em um bar da cidade.
A Câmara aceitou a denúncia recebida em agosto do ano passado, abriu processo de investigação, e a CP (comissão processante), por unanimidade, apresentou pedido de cassação de mandato do vereador do PRD (Partido Renovação Democrática), que será votado nesta quarta a partir das 18h no plenário da casa de leis de Sandovalina.
De acordo com um vereador que preferiu o anonimato, a denúncia foi encaminhada por um munícipe. “Conforme consta, ele [Luiz Henrique] estava totalmente embriagado. Ele passou a mão em uma moça e tirou o órgão genital para fora. O dono do comércio foi falar com ele e deu o maior trabalho. Fizeram um boletim de ocorrência e isso é um fato”, pontua.
Segundo a fonte escutada por O Imparcial, em uma outra situação ocorrida em julho de 2023, o parlamentar, que foi presidente da Câmara de Sandovalina entre 2021 e 2022, teve um surto psicótico e precisou ser levado a um hospital de Presidente Prudente pela suspeita do uso de “produtos químicos”. “Ele foi algemado e precisou ser contido em uma camisa de força”, acrescenta.
Em nota oficial encaminhada à imprensa, o presidente da Câmara de Sandovalina, Cláudio Santana (PRD), informou que a casa de leis acolheu, na sessão ordinária de 4 de dezembro de 2023, duas denúncias feitas por um mesmo cidadão contra Luiz Henrique Rocha da Silva e que, após formação e apuração de uma comissão processante, determinou a realização de sessão de julgamento do parlamentar que ocorre nesta quarta-feira. Luiz Henrique terá o mandato cassado caso, ao menos, dois terços dos vereadores votem a favor de seu afastamento definitivo.
A reportagem de O Imparcial tentou contato telefônico com Luiz Henrique, porém, até o fechamento desta matéria, as ligações realizadas ao longo da tarde desta terça-feira caíram na caixa-postal.