Caminhada de conscientização sobre Síndrome de Down ocorre neste sábado em Prudente

Concentração dos participantes será às 8h30, em frente ao Camelódromo; iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/03/2024
Horário 16:22
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Caminhada de conscientização sobre Síndrome de Down é realizada no centro da cidade
Caminhada de conscientização sobre Síndrome de Down é realizada no centro da cidade

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, irá promover neste sábado, dia 16, uma caminhada de conscientização sobre a Síndrome de Down. A concentração será a partir das 8h30, em frente ao Camelódromo, no centro da cidade.

A caminhada marca o início das atividades do calendário inclusivo da coordenadoria em 2024.

"A coordenadoria prepara uma programação cheia de informações e atividades que serão direcionadas às pessoas com T21 [Trissomia do Cromossomo 21], familiares, profissionais, sociedade em geral e aos que desejarem ampliar os conhecimentos e disseminar a inclusão", expõe.

A programação contará com a palestra de abertura na quinta-feira, dia 21, às 19h, no Centro Cultural Matarazzo, com a pediatra e neonatologista Gabriela Reigota Blanco.

As atividades seguem na sexta-feira, dia 22, com a roda de conversa com ênfase nos eixos de Esporte, Saúde e Educação, entre outros temas.

Para encerrar a agenda, no dia 23 de março haverá um piquenique e caminhada no Balneário da Amizade.

Síndrome de Down

De acordo com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, a Síndrome de Down é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21 nas células das pessoas e por isto também é conhecida como Trissomia do Cromossomo 21, ou T21.

Cromossomos são partículas extremamente pequenas, que carregam informações genéticas e estão dentro do núcleo das células. O cromossomo 21 a mais e sua interação com os demais cromossomos causam as características físicas presentes nas pessoas com Síndrome de Down e o comprometimento cognitivo que afeta as habilidades de aprendizagem, sem significar que não podem aprender e sim que têm um ritmo de aprendizado diferenciado.

Publicidade

Veja também