Caminhões Elétricos

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 11/03/2021
Horário 06:57

Em 2017 a empresa Tesla Motors (quem não conhece depois dá um Google), apresentou um protótipo de caminhão elétrico para o mundo através de uma apresentação épica e com repercussão mundial, porém, o cronograma para começar a ser fabricado e comercializado foi por diversas vezes prorrogado.
Em julho de 2021 a produção finalmente será iniciada com previsão de 2.500 unidades prontas até dezembro do mesmo ano para começarem a ser comercializadas e outras 10 mil unidades para 2022.
O valor estimado nos Estados Unidos será de $180.000,00, hoje no Brasil só o caminhão custaria aproximadamente R $1.000.000,00 (um milhão de reais), confesso que não tenho ideia do valor do caminhão no Brasil.
Pretendo com este artigo provocar a todos no que se refere ao impacto deste tipo de inovação no mundo, vamos lá. Em relação a mão de obra para manutenção deste tipo de veículo, levando em conta que ele não tem o motor tradicional com toda aquela estrutura, não tem óleo do motor, não tem fios, velas, e tudo o que tem hoje em um caminhão normal.
Outro aspecto, o mercado industrial para peças de reposição, pois até a “carcaça” deste tipo de caminhão é totalmente diferente. Será que o sistema de encaixe das carretas brasileiras são iguais e compatíveis?
Os motoristas deste tipo de veículo poderão usar a mesma carteira de motorista do Brasil? Um detalhe importante é que o caminhão dirige de forma autônoma, isso mesmo! Não precisa de motorista, mas pelas leis brasileiras é necessário ter apenas um humano na cabine caso precise, mas vai aí uma informação que você talvez não saiba! Algumas usinas de cana-de-açúcar da região já possuem caminhões e veículos totalmente autônomos, mas isso é conteúdo para outro artigo.
Se alguém de alguma empresa estiver lendo e quiser conversar para explicar melhor o tipo de veículo pode entrar em contato comigo (contatos no rodapé deste artigo) será um prazer trazer aqui relatos da experiência prática deste tipo de inovação que já temos na região.
Outro fator importante, o consumo da energia elétrica, será que compensa? Bom, temos diversos fornecedores e empresas que vendem painéis solares na cidade e região, com a energia limpa as empresas carregam os caminhões nas tomadas.
Nem só de vantagens vive o homem, e as baterias que esse tipo de veículo precisa? São baterias de lítio, que devem ter o descarte realizado de forma apropriada. E os empregos que podem ser perdidos? Devido a falta de necessidade de motorista.
Percebem o impacto disso no nosso mundo? Se você se sentiu provocado(a) comente esse artigo e quer contribuir descrevendo outras vantagens e desvantagens fique a vontade e comente.

 

Veja também