Campanha conscientiza sobre limite de velocidade em condomínio

Em Prudente, o empreendimento Porto Seguro lançou ação que informa sobre o limite permitido por meio de placas; filhos dos moradores são os rostos estampados na intervenção

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/09/2020
Horário 07:30
Cedida - Campanha do condomínio Porto Seguro conscientiza sobre limite da velocidade 
Cedida - Campanha do condomínio Porto Seguro conscientiza sobre limite da velocidade 

A legislação de trânsito prevê uma velocidade máxima de circulação dos veículos, que varia de acordo com estudos sobre a via. No entanto, um problema ainda frequente ocorre nos bairros e condomínios: a alta velocidade dos motoristas, o que coloca em risco a vida das crianças que saem para brincar nas ruas. Pensando nestes fatores, o condomínio Porto Seguro, em Presidente Prudente, lançou uma campanha sobre a conscientização dos limites de velocidade dentro do empreendimento, inclusive, usando como modelos os filhos dos moradores que, por meio de placas espalhadas pelo condomínio, informam sobre o limite permitido.
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Direito, acredita-se que em condomínios não se aplicam as regras de trânsito por tratar-se de propriedade particular. No entanto, é importante saber que a área destinada à circulação de veículos nos condomínios sujeita-se não só à convenção e regulamento interno, mas também ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro). No caso do condomínio Porto Seguro, o supervisor de programação e síndico, Márcio Rubio da Rocha, explica que na atual função procura estar atento e informado sobre o que ocorre no meio condominial, para que sua gestão seja eficiente. Para tanto, foi através de grupos de síndicos de São Paulo que tomou conhecimento das ações como a atual desenvolvida pelo empreendimento. “Achei a ideia excelente e adaptei à realidade do condomínio”, explica.

"Respeitar a vida"

A campanha, por sua vez, tem o objetivo de conscientizar moradores e visitantes sobre o limite de velocidade máximo permitido nas ruas internas do empreendimento, que é de 30km/h, além de alertá-los sobre a presença de crianças. “Respeitar o limite de velocidade é respeitar a vida – como diz o slogan da campanha. Hoje vivemos numa rotina acelerada e, por vezes, sem perceber, cometemos pequenos deslizes, como o excesso de velocidade, o uso do celular dirigindo, ou seja, gestos que podem provocar um acidente grave ou até mesmo fatal”, comenta Márcio.

HOJE VIVEMOS NUMA ROTINA ACELERADA E, POR VEZES, SEM PERCEBER, COMETEMOS PEQUENOS DESLIZES
Márcio Rubio da Rocha

A ação condominial, estrelada pelos moradores mirins, traz mais impacto por se tratar de pessoas próximas das famílias. “Acreditamos que usar as crianças que moram aqui, que os motoristas conhecem, poderá ajudar na conscientização da importância de se respeitar o limite de velocidade”. Nesta primeira campanha, portanto, foram sete crianças, porém, ao longo dos próximos anos a ideia é estender a ação para outros moradores, explica o síndico. Após a produção visual, várias placas foram distribuídas na rua principal do condomínio onde, notadamente, ocorrem os excessos de velocidade. 

Foto: Cedida

250

campanha de conscientização sobre limite de velocidade no condomínio porto seguro em presidente prudente usa filhos de moradores como modelos
Moradores mirins fizeram parte da campanha visual do empreendimento

Publicidade

Veja também