Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada pela 2ª vez

Em Prudente, Vigilância Epidemiológica aguarda comunicado oficial da Secretaria de Estado de Saúde confirmando o novo prazo

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 14/06/2018
Horário 17:03
Arquivo - Em Prudente, índice de vacinação nas crianças e gestantes é inferior a 60%
Arquivo - Em Prudente, índice de vacinação nas crianças e gestantes é inferior a 60%

O Ministério da Saúde informou ontem uma nova prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação, dessa vez por conta das baixas coberturas vacinais registradas. O encerramento inicialmente era previsto para 1º de junho, mas diante das paralisações dos caminhoneiros que geraram problemas de abastecimento em todo o país, foi adiado para 15 de junho. Agora, a nova data determinada pela pasta federal para o fim da disponibilização das doses é 22 de junho.

Em Presidente Prudente, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) esclareceu que ainda não recebeu comunicado oficial da Secretaria de Estado de Saúde confirmando a nova prorrogação do prazo, de modo que a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) aguarda a oficialização para tomar as devidas providências.

Conforme balanço parcial encaminhado pelo órgão, até agora, já foram aplicadas 6.911 doses da vacina contra a gripe em crianças de 6 meses a 5 anos, o que representa um índice imunizatório de 58,79%. Já para as gestantes, o percentual é de 59,29%, com 1.277 mulheres vacinadas. Ambos são os menores indicadores referentes aos grupos prioritários. As puérperas já atingiram 100% com 359 doses e os idosos também sobrepuseram a meta com 23.396 imunizados (92,39% de cobertura).

 

Preocupação com o inverno

O Ministério da Saúde informou que a principal preocupação da pasta é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. “Também é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado”. Em Presidente Prudente, houve a confirmação do primeiro óbito por Influenza, no final do mês passado, além de outros dois casos confirmados.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos Estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos Estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença. Para os Estados que já atingiram a meta de 90%, essa estratégia já pode ser adotada.

 

SAIBA MAIS

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

Publicidade

Veja também