Campanha do Agasalho tem início em Prudente; veja pontos de coleta

Iniciativa arrecada roupas de frio, cobertores e mantas em bom estado de conservação para destinar a famílias carentes e pessoas em situação de rua

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/05/2023
Horário 14:14
Foto: Freepik
Doações de roupas de frio e cobertores contemplam pessoas em situação de vulnerabilidade
Doações de roupas de frio e cobertores contemplam pessoas em situação de vulnerabilidade

Em Presidente Prudente, o Fundo Social de Solidariedade lançou, nesta segunda-feira, a edição de 2023 da Campanha do Agasalho, com o lema "Aquecer é acolher. Doe amor". O ato ocorreu no auditório da Prudenprev (Sistema da Previdência Municipal). São aceitas doações de roupas de frio, tanto para crianças quanto para adultos, cobertores e mantas. As peças devem estar limpas e em bom estado de conservação (veja no final da matéria a relação dos pontos de coleta).

De acordo com a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues da Silva, a parceria de todos é muito importante para o sucesso da iniciativa. “Vamos juntos nessa campanha, alcançando uns aos outros, para que aqueles que realmente necessitam sejam alcançados. Recebemos todos os dias pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de ajuda. Não são todos os dias que temos como oferecer o que eles necessitam, mas sempre ofertamos um bom acolhimento, atenção e carinho”, expõe.

Conforme a titular da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Clélia Tomazini, a Campanha do Agasalho é importante para atender cerca de 200 moradores em situação de rua cadastrados pela pasta, os quais recusam o acolhimento permanente, mas que são acompanhados periodicamente por meio de uma equipe multidisciplinar. Além disso, recebem a gratuidade no Bom Prato e têm acesso a diversos locais de apoio, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e o Sapru (Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua).

“Nesse período de frio, os agasalhos e os cobertores são de muita importância. Mas, além das doações, o Fundo Social passou a ter uma nova função: não só um papel assistencialista, mas de empoderamento, de capacitação por meio dos cursos e de incentivo ao empreendedorismo, o que dá a essas pessoas a possibilidade prover seu próprio sustento”, diz Clélia.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) comenta sobre a importância da parceria entre poder público e o privado, bem como do trabalho voluntário. “Muitos já se esqueceram, mas eu sempre serei grato à ajuda que recebemos no auge da pandemia, o que nos possibilitou assistir àqueles que estavam acometidos com o vírus e sem leitos nos hospitais. Agradeço imensamente às empresas parceiras e às entidades. Sei que faremos uma campanha grandiosa em 2023”, pondera.

Pontos de coleta da campanha

  • Prefeitura;
  • Câmara;
  • Fundo Social da Solidariedade;
  • Secretarias municipais;
  • Tiro de Guerra;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Defesa Civil;
  • Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos);
  • Tênis Clube;
  • Associação de Artesanato Nossa Arte;
  • Fundação Inova Prudente;
  • Supermercados Avenida.
Publicidade

Veja também