Com o objetivo de atrair, no mínimo, 40 doadores por dia, ao Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, membros da Loja Maçônica Liberdade, Justiça e Trabalho 175 e do Lions Clube Centenário promoverão, entre 1º e 20 de setembro, a campanha “Doe vida. Doe sangue”. Para incentivar a participação da comunidade com tal gesto de solidariedade, principalmente neste nono mês do ano, em que as doações de sangue recuam consideravelmente, durante o período da ação, os primeiros 100 doadores receberão um chaveiro alusivo à campanha. Ainda, ao final da empreitada, todos os participantes concorrerão a uma Smart TV 43 polegadas. O sorteio será dia 27 de setembro.
A campanha, que teve início em junho de 2015, também ocorreu em 2016, 2017, bem como em 2023. “Neste mês de setembro, minimizando a dor e sofrimento, tornando-nos efetivamente peregrinos da esperança, buscamos aumentar a demanda, incentivando os jovens doadores e despertando os doadores adormecidos, para que retornem a praticar a doação. Qual tipo sanguíneo? O seu!”, destaca a organização.
“Esta é uma ação que parece simples para nós, porém é a esperança de muitos que hoje se encontram necessitando de uma doação. Uma doação poderá salvar até quatro vidas e propiciar a solidariedade, eis que há falta de sangue no banco. Necessitamos de doações de todo tipo sanguíneo. Compareçam e participem deste gesto de amor ao próximo, pois só o amor constrói”, prosseguem a Loja Maçônica e o Lions Clube.
Quem pode participar?
A abertura da campanha se dará no dia 1º, às 7h, no Hemocentro. Pode participar qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos, que esteja em boas condições saúde e tenha mais de 50 quilos. As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e, aos sábados, das 7h às 11h.
“Essa campanha é excelente. Sempre nos ajuda a manter os estoques adequados para atendermos a população de Presidente Prudente e região”, considera a agente em captação do Hemocentro, Zenaide Brito. Ela explica que é obrigatório apresentar um documento oficial com foto no dia da doação. Ainda, recomenda aos doares que estejam alimentados, mas evitem alimentos gordurosos nas três horas anteriores ao procedimento, e que tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
Esclarece Zenaide que, não poderá doar sangue, temporariamente, quem teve febre, gripe ou resfriado nos sete dias anteriores ao procedimento; quem fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses (dependendo da avaliação médica); quem fez procedimentos odontológicos recentes (prazo varia); quem esteve em áreas com surto de doenças transmissíveis, como malária e dengue; e quem fez uso de antibióticos ou alguns medicamentos (avaliado no momento da triagem).
Quanto aos impedimentos definitivos para doação de sangue, estes se restringem aos portadores de doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis, doença de Chagas, e às pessoas com histórico de uso de drogas injetáveis ilícitas.