Campos do Jordão recebe a 58ª edição da Festa do Pinhão

Diário de Bordo

Evento gastronômico é tradicional evento cultural da estância turística  e conta várias delícias para experimentar a base de Pinhão

COLUNA - Diário de Bordo

Data 21/04/2019
Horário 10:00
As temperaturas mais baixas de Campos do Jordão favorecem a produção do pinhão, tema de festa gastronômica no final do mês de abril
As temperaturas mais baixas de Campos do Jordão favorecem a produção do pinhão, tema de festa gastronômica no final do mês de abril

A Festa do Pinhão chega na 58ª edição, entre os dias 18 e 29 de abril. A festa que aquece as baixas temperaturas do outono promete grande programação cultural, além de barracas com comidas feitas a base desta semente que dá sabores a culinária e a matriz para um dos símbolos da cidade.

Evento celebra o pinhão ao apresentar receitas, doces e salgadas, em que a saborosa semente típica da montanha é protagonista. Entre os pratos, com opções caseiras e gastronômicas, estão massas, peixes, hambúrgueres e até mesmo sorvetes. Os presentes também poderão assistir o Concurso do Maior Pinhão e participar de workshops com chefes convidados e professores do Senac. Além disso, ao longo do dia acontecerão apresentações de teatro, dança, música e fanfarras. Mais informações em www.facebook.com/festadopinhaocamposdojordao.

A festa, desde o ano passado, passou a se chamar oficialmente de Festa do Pinhão Fausto Bueno de Arruda Camargo, em homenagem ao seu idealizador, e terá uma agenda com diversas atrações musicais e culturais.

No total, 15 tendas, sendo 10 de restaurantes e cinco de entidades assistenciais, servirão pratos diversos, para todos os gostos. São iguarias salgadas e doces feitos à base da semente da araucária, o Pinhão.

O evento também terá atrações para as crianças, como um escorrega-boia, do Centro de Lazer Tarundu.

A festa é parte dos festejos de aniversário da cidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 mil pessoas passem pelo evento. Criada em 1961, pelo Lyons Clube de Campos do Jordão, a festa este ano será reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pela Prefeitura Municipal por meio do IPHAC (Instituto do Patrimônio Histórico) e da Secretaria Municipal de Cultura.

Cerejeira

Já entre os dias 20 de julho a 11 de agosto, ocorre a 51ª edição da Festa da Cerejeira em Flor. O florescer da árvore-símbolo da cultura nipônica é o motivo ideal para apresentar aos descendentes japoneses e visitantes, um pouco das tradições através da culinária, danças, artesanatos.

A festa também presta homenagem a colônia de japoneses que mora na Serra da Mantiqueira e que há mais de oito décadas as espécies de árvores integram a paisagem na cidade e em especial no Parque das Cerejeiras – Sakura Home. Do mesmo modo, a festa visa arrecadar fundos para manter a Casa de Repouso – Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de acompanhamento contínuo.

Dica de hotel

Quem deseja participar do evento por dois ou mais dias pode hospedar-se no Hotel Vila Inglesa, que se tornou grande referência e marca registrada do setor hoteleiro de Campos do Jordão. Lá, encontra-se um ambiente sofisticado, e ao mesmo tempo aconchegante, em meio a jardins, que ficam ainda mais bonitos no outono com as folhas douradas espalhadas pelo chão, e a natureza da região montanhosa da Serra da Mantiqueira.  Localizado a apenas 3 km, aproximadamente 10 minutos de carro, do Centro Turístico Vila Capivari.

O local é ideal para restaurar as energias, provar deliciosa gastronomia no Bistrô Moya e se divertir com a família na completa estrutura de lazer, que conta com piscinas, arvorismo, tirolesa, quadras de tênis e de vôlei, salão de jogos e brinquedoteca. Ainda é possível realizar passeios a cavalo, de bicicleta ou charretes pela propriedade.

Para informações e reservas, ligue para (12) 3669-5000 ou acesse www.hotelvilainglesa.com.br.

 

 

Publicidade

Veja também