Câncer de pele: proteção agora e sempre

EDITORIAL -

Data 03/12/2022
Horário 04:15

O verão ainda não chegou. Mas com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, já é possível prever o que vem por aí em toda a região. Nesta época, muitos aproveitam para curtir uma praia quando podem, ou, pelo menos, uma piscina. As áreas ao ar livre para caminhadas lotam. A movimentação em clubes, represas e em balneários se intensifica. Período em que as pessoas ficam mais expostas ao sol e, consequentemente, aos fatores de risco do câncer de pele.
Ao longo de todo o mês, com o objetivo de conscientizar sobre a doença e orientar a população a manter hábitos adequados de proteção, serão realizadas em todo o país, diferentes atividades, alusivas ao Dezembro Laranja. A campanha anual, lançada esta semana pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, contará com mutirões gratuitos para prevenção e diagnóstico de novos casos. 
A iniciativa acontecerá em cerca de 100 centros cadastrados e espalhados pelo Brasil. Em Presidente Prudente, os atendimentos clínicos e cirúrgicos, abertos ao público, ocorrem neste sábado, das 9h às 15h, no ambulatório do HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente. 
Não deixe a oportunidade passar. O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Inca (Instituto Nacional do Câncer) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Os números são alarmantes e assustam. É preciso se cuidar.
O ideal é que todos, a partir dos 6 meses de idade, usem regularmente protetor solar, com fator 30, no mínimo, de proteção. Não é só passar no rosto, tem que passar em todas as partes do corpo que terão contato direto com os raios do sol. A reaplicação em pessoas que não transpiram muito e não estão expostas pode ser três vezes ao dia. Já aquelas que suam muito, que saem no sol ou mesmo aquelas que entram na água, devem passar o protetor a cada duas horas.
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Se sair na rua, procure lugares com sombra. Além do protetor solar, use roupas adequadas e frescas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas. Consulte um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
A palavra é proteção. Aproveite o verão, mas cuide da vida!
 

Publicidade

Veja também