Candidatos

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 04/11/2021
Horário 03:33

O município de Salmourão tem os primeiros candidatos a prefeito e vice definidos em convenção partidária para a disputa da eleição suplementar marcada para o próximo mês de dezembro. Foram escolhidos o ex-vice-prefeito da cidade, Marcos Antônio Paio, Marquinhos (PV), e o vereador Tenente Eduardo (DEM) como candidato a vice. As eleições suplementares em Salmourão ocorrerão no dia 5 de dezembro deste ano.

SETOR CERAMISTA ATENTO
A Incoesp, cooperativa que representa todas as cerâmicas da região da Nova Alta Paulista e parte da Alta Sorocabana, está trabalhando dentro de um padrão em que não pode aumentar a produção em função das chuvas e, também, já atenta ao final do ano, quando existe naturalmente uma queda na demanda. Segundo o diretor Milton Salzeda, esse processo é feito para manter com naturalidade os serviços, que espera tão logo haja uma estabilidade no tempo dentro dos primeiros meses do ano, para que volte com força total. É uma estratégia para não haver desgaste dentro do setor.

FEIRA DO PRODUTOR
Foi realizada, na semana passada, a primeira edição da Feira do Produtor Rural pelo Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura de Flórida Paulista, evento considerado sucesso pela organização. Em estandes montados na Praça Gerson Ferracini, os produtores rurais do município puderam comercializar frutas, verduras e legumes colocando em prática o aprendizado oferecido pelo programa, que contou com aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor Ed Carlos Secches.

PERMANENTE 
O evento recebeu a participação de um grande público, que também aproveitou para levar para casa os produtos frescos produzidos em Flórida Paulista por preços acessíveis. Os presentes também puderam prestigiar a apresentação da banda marcial da cidade e que, de agora em diante, os participantes vão poder comercializar semanalmente os produtos cultivados na feira, que ocorrerá em data oposta da tradicional feira livre, todas as quartas-feiras, das 16h às 20h. Agora será permanente.

OBRAS INACABADAS
O relatório do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que aponta obras paradas nos municípios paulistas, inclui Lucélia e traz na lista duas obras inacabadas. O tribunal realizou uma recente fiscalização ordenada para averiguar o andamento e as condições de obras realizadas com recursos públicos.  A ação teve foco nas áreas da saúde, educação e infraestrutura na capital, na região Metropolitana, no interior e no litoral paulista. 

VISTORIA-SURPRESA
A ação englobou a vistoria-surpresa, ou seja, sem aviso prévio, em obras paradas, e envolveu um corpo técnico de 140 agentes da fiscalização do TCE-SP, que já realizam o acompanhamento contratual das obras que foram vistoriadas. O objetivo foi checar, dentre outros aspectos, as condições dos empreendimentos e o quanto estão gerando em gastos com manutenção, conservação e segurança. Em Lucélia, as duas obras inacabadas que foram vistoriadas pelo Tribunal de Contas do Estado são a reforma do terminal rodoviário municipal e ainda a revitalização da Praça José Firpo. As duas não foram concluídas e desta forma estão na mira do Tribunal de Contas do Estado.

PROFISSÕES
Como uma proposta de atividades da Secretaria Municipal de Educação de Dracena, professores da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Magda Lemos estão desenvolvendo trabalhos de grande valor junto aos seus alunos do maternal. Mesmo para essas crianças que se iniciam no aprendizado, a cada dia é convidado um profissional de diversas áreas, que comparece à escola e é indagado sobre a sua formação e especialidade e, assim, respondendo às diferentes perguntas dos pequeninos. Como se percebe, as crianças estão aprendendo pelas suas curiosidades e, mesmo com pouca idade, já podem sentir profissões das mais diferentes. Trata-se de um importante trabalho desenvolvido pelos professores da escola.

REVOLTA E PROTESTO
A imprensa local noticiou que muita revolta e protesto foi o que tomou conta dos pais dos atletas das categorias Sub-11,13 e 15 de Osvaldo Cruz, Adamantina, Parapuã, e Rinópolis, após o cancelamento da rodada do Campeonato de Futebol da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo. O motivo do cancelamento da rodada se deu pela falta da demarcação do campo do Estádio Breno Ribeiro do Val local das partidas. Alguns pais e até o treinador da equipe de Rinópolis foram às redes sociais protestar. Constaram que muitas crianças nem dormiram de tanta ansiedade para jogar no domingo, o que é comum com todas as crianças.
 
FILOSOFANDO EM TROVAS
Dizem que o bom casal
Deve brigar à escondida
Na verdade, se eles amam:
- Nada de brigas na vida
                               (José Costa)

Publicidade

Veja também