O Canil do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) alcançou o primeiro lugar do pódio em seis categorias do 8º Campeonato Sul-Americano de Cães de Trabalho, que encerrou nesta sexta-feira, em Goiânia (GO). No torneiro, iniciado no dia 17 e que contou com a participação de 45 competidores, entre civis e militares de diversas instituições nacionais, o grupo conquistou a 4ª e 5ª colocação geral.
A equipe do oeste paulista foi composta pelos cabos Belasco e Vesco, juntamente com seus cães Ravena e Kira, respectivamente. O cabo Edson Franco e o cão Bolt integraram o grupo, mas por problemas de saúde do animal não foi possível prosseguir com a competição.
Dentre os resultados conquistados, estão as primeiras colocações em Obediência, Guarda/Proteção, Ambiente Externo – Narcóticos, Veículos – Narcóticos, Bagagem – Narcóticos e Geral – Narcóticos.
Juiz e responsável técnico da equipe, o subtenente Joel de Godoi Bueno Júnior, destacou a importância da participação no evento e agradeceu o apoio institucional às atividades que promovem o aperfeiçoamento técnico e o intercâmbio entre forças civis e militares. “O desempenho demonstra o alto grau de competitividade e nível técnico dos operadores e cães do batalhão que, com disciplina e preparo físico, conquistaram diversos prêmios e colocações”, comenta.