Capturada por bombeiros em residência de Venceslau, jiboia de 2 metros é devolvida à natureza

Resgate de serpente que estava presa a uma cerca de proteção de um muro de uma casa no bairro Cidade Jardim exigiu cuidados para evitar ferimentos no animal

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 22/05/2025
Horário 09:21
Foto: Reprodução/14º GB
Após trabalho técnico e cuidadoso, bombeiros conseguiram resgatar jiboia com vida
Após trabalho técnico e cuidadoso, bombeiros conseguiram resgatar jiboia com vida

Foi devolvida à natureza uma jiboia que foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, em uma residência no bairro Cidade Jardim, em Presidente Venceslau, na terça-feira. O caso, divulgado pelo 14º GB (Grupamento de Bombeiros) nesta quarta-feira, chama atenção pelo porte da serpente: cerca de dois metros de comprimento e aproximadamente 35 quilos.

Depois de acionada, a equipe se dirigiu ao local, onde se deparou com a cobra, que não é venenosa, mas sua mordida pode causar dor intensa e infecção, sobre um muro, presa a uma cerca de proteção. “O resgate exigiu muito cuidado, tanto pela agressividade do animal, que estava assustado, quanto pela necessidade de retirá-lo da concertina sem causar mais ferimentos. Após um trabalho técnico e cuidadoso, os bombeiros conseguiram resgatar a jiboia com vida e sem maiores machucados”, detalha a corporação.

Orientações dos bombeiros
O 14º GB dá dicas de como proceder em caso de encontro de animais silvestres. Frisa que, em qualquer cenário, especialmente em situações de risco, a pessoa nunca deve tentar fazer a captura por conta própria. “Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Enquanto a equipe não chega, mantenha o animal sob vigilância à distância, para que ele não se esconda em locais de difícil acesso, oferecendo risco tanto à população quanto ao próprio animal. Jamais agrida ou mate o animal. Além de ser crime ambiental, esses animais são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. Respeitar a vida silvestre é um dever de todos”, destaca.

Publicidade

Veja também