Caratecas da região garantem 3 pódios na Índia

Lutadores competiram pelo 1º Combat Games e trouxeram 2 medalhas de ouro e uma de prata

Esportes - PAULO TAROCO

Data 15/07/2017
Horário 13:49

O esforço, a dedicação e o talento de três jovens caratecas da região de Presidente Prudente puderam ser conhecidos do outro lado do mundo, durante a realização do 1º Combat Games, competição mundial escolar que ocorreu em Agra, na Índia, de 7 deste mês até ontem, com a disputa de várias modalidades esportivas, entre elas o caratê.

No torneio, a prudentina Brenda Eduarda de Sá Oliveira da Silva, 17 anos, levou o ouro na categoria shiai kumitê (combate), até 44 quilos. Além dela, Beatriz Ramos Trevizani, também de 17 anos, que é de Tupi Paulista, mas compete por uma equipe do Mato Grosso do Sul, ficou em primeiro lugar na categoria kata (luta imaginária). Para completar o pódio regional, Gustavo Furuuti Fernandez, de 15 anos, que é de Álvares Machado e integra a equipe de Piracicaba (SP), ficou com o vice-campeonato do shiai kumitê masculino, até 58 quilos.

Técnico de Brenda Eduarda de Sá na equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Alexandre Serra avaliou o resultado da carateca prudentina no campeonato. “Mesmo sabendo que a Brenda vinha treinando forte e, por isso, tinha grandes chances, ficamos um pouco surpresos, devido o alto nível de uma competição mundial, mesmo sendo escolar. Ela está tendo um ano muito bom, mesmo em transição de categoria. É mais um resultado muito gratificante”, relata.

Com o mesmo brilho e alegria do ouro conquistado por Brenda Eduarda de Sá e Beatriz Trevizani, está a prata assegurada pelo machadense Gustavo Furuuti, como conta a mãe do jovem carateca, Lieda Mara Furuuti Fernandez. Ela ainda destacou a importância da experiência proporcionada aos jovens, além dos limites esportivos. “Foi muito difícil para nós, que sempre procuramos estar com ele em todas as competições, mas nessa não foi possível. Falamos com ele frequentemente para contornarmos essa questão do emocional. Mas mesmo diante de tudo isso, foi experiência maravilhosa, como atleta e como pessoa, onde eles puderam conhecer uma nova e diferente cultura”, afirma a mãe.

 

Na Argentina

Brenda Eduarda de Sá e Gustavo Furuuti se preparam agora para o Pan-Americano, marcado para o final do mês de agosto, na Argentina, que vale vaga para o Mundial da categoria, que ocorre no final do ano. Gabriel Hamada, também da equipe da Semepp, da categoria sub-21, kumitê, até 67 quilos, está em Manaus (AM), onde disputa a última etapa do nacional, na busca pelas últimas restantes ao Pan da Argentina.

Publicidade

Veja também